sábado, 2 de novembro de 2013

Quem curte samba também vai de sertanejo

Cerca de 73% da população escuta rádio com frequência. Maioria é das classes B e C.
O IBOPE Media realizou importante levantamento sobre preferências musicais entre os ouvintes de rádio no país. Trata-se da pesquisa Tribos Musicais.
Os dados apontam que 73%  da população das principais capitais e regiões metropolitanas brasileiras escutam rádio com frequência. Entre os ouvintes, 58% escutam sertanejo e 44% ouvem samba e pagode.
A classe social e a idade têm forte influência entre as preferências. A maioria dos ouvintes de sertanejo e samba/pagode é da classe C e tem entre 25 e 34 anos. Além disso, 81% dos que ouvem samba/pagode também escutam sertanejo. Já entre os ouvintes de sertanejo, 61% apreciam samba.
Com relação aos hábitos de lazer, as preferências entre os dois grupos também apresentam semelhanças: 39% dos ouvintes de samba e pagode participam de churrascos com frequência, percentual que entre os sertanejos é de 37%.
O estudo foi realizado nas regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Fortaleza, Brasília e nos interiores de São Paulo e das regiões sul e sudeste, entre julho de 2011 e agosto de 2012. Foram realizadas 20.736 entrevistas com pessoas de ambos os sexos das classes AB, C e DE, com idades entre 12 e 75 anos, e que ouviram rádio nos sete dias anteriores à entrevista. A representatividade é de 49% da população brasileira entre 12 e 75 anos ou 71 milhões de pessoas.
Acesse a integra da pesquisa Tribos Musicais, do Ibope Media.