sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Economia de Contagem - II

Participação da industria de Contagem melhora duas posições no ranking nacional
A melhoria da participação da economia de Contagem na formação do PIB nacional, entre outros fatores, está no crescimento da industrial local. Veja a tabela abaixo que mostra o comparativo entre 2009 e 2010 apenas para o setor industrial.
O quadro mostra que Betim continua a ser o mais importante parque industrial de Minas, mas caiu de 5º para 7º lugar no ranking nacional. Belo Horizonte continua em segundo em Minas, mas recuou uma posição no cenário nacional. Contagem foi empurrada da terceira para a quarta posição no cenário industrial mineiro devido à ascenção meteórica de Itabira - isso será assunto de outro post. Ainda assim, na classificação geral, subimos da 29ª posição para a 27ª. Uberlândia também foi empurrada, passando ao quinto lugar na ordem mineira, mas pulou da 36ª posição para a 32ª no quadro nacional. Ipatinga, que era o quinto mais importante parque industrial mineiro, foi atropelada por Ouro Preto, e passou ao sétimo lugar. Mas, também melhorou de forma significativa sua posição no ranking nacional, indo da 51ª colocação para a 44ª.
Itabira, que em 2009 comparecia em sexto lugar no ranking estadual dos parques industriais, agora é está em terceiro. A melhoria do desempenho dessa cidade no quadro geral é impressionante. Pulou da 62ª posição para a 25ª.
Uberaba era a sétima em Minas e agora é décima, havendo piorado seus resultados no quadro geral. Detinha a 73ª posição e agora tem a 83ª posição.
Sete Lagoas permaneceu a oitava em importância industrial em Minas, e melhorou consideravelmente sua participação nacional, passando da 83ª posição para a 62ª.
Juiz de Fora era a nona em importância industrial em Minas, e agora é a 11ª. Essa cidade piorou seu desempenho, caindo da 84ª colocação no ranking nacional para a 91ª.
Ouro Preto, que estava em 10º lugar em Minas na apuração anterior, agora ocupa a sexta colocação. A cidade também melhorou muito sua participação nacional, voando da 90ª posição para a 38ª.
Outras novidades são a inclusão de Nova Lima e Mariana no clube das 100 mais importantes cidades industriais do país, ocupando respectivamente, as 64ª e a 84ª posições.
Com isso, Minas passou de 10 para 12 cidades neste clube.