sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Economia de Contagem - VI

Setor de comércio e serviços em Contagem sobe duas posições no ranking estadual
Se na indústria, o setor minerador provocou fortes mudanças no quadro da economia mineira, no setor de serviços não houve atropelos. A maior novidade foi a entrada de Varginha no grupo dos dez maiores centros comerciais do estado, empurrando Governador Valadares da nona para a décima colocação e, ainda, tirando Sete Lagoas do grupo.
O setor de comércio e serviços de Contagem passou da quarta para a segunda colocação no ranking com uma oscilação positiva de 0,12 pontos percentuais.
Uberlândia que, anteriormente, era a segunda colocada, foi para a quarta posição e Betim manteve-se na terceira posição. O mesmo aconteceu com Juiz de Fora, Uberaba, Montes Claros e Ipatinha que mantiveram a posição.
À exceção de Contagem e Ipatinga, que oscilaram positivamente suas participações, e de Varginha, todas as demais cidades sofreram recuos na participação do setor de comércio e serviços na formação do PIB estadual.
A explicação mais provável para isso é a descentralização do desenvolvimento pelo interior do estado, a exemplo do que vem acontecendo no restante do país. Veja-se a esse respeito o post "Em dez anos, Contagem passou de padrão moderado de crescimento para alto padrão", sobre estudo da FIRJAN mostrando que maioria dos municípios brasileiros melhorou padrões socioeconômicos na última década.