terça-feira, 2 de julho de 2013

Os drones estão entre nós

Drone fez imagens aéreas dos protestos em São Paulo
A Folha de São Paulo está com um brinquedinho novo. Trata-se de um “drone” jornalístico.
Drone (zangão, em inglês) ou Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT) é uma máquina voadora que dispensa tripulantes e pode ser controlada à distância. Em outros termos, um avião robô.
Este aparelho vem sendo utilizado para cobrir as manifestações na capital paulista.
O editor da TV Folha, João Wainer, no Instagram, postou foto do drone devidamente identificado com a palavra PRESS (imprensa).
É um quadricóptero modelo DJI Phantom, da DJI Innovations, criado especificamente para gravações aéreas, de acordo com o blog Gizmodo, dedicado a novidades em tecnologia.
Matéria publicada pela Folha, em 24/06, garante que o uso de drones pelo jornalismo, antes restrito a fotos ou documentários, começa a se disseminar pelas coberturas “quentes”. Se acordo com a matéria, grandes emissoras, como a CNN, a BBC e a ABC australiana, estão experimentando o uso de drones no jornalismo diário.
Não tenho nada contra uma filmadora que voa.
Este assunto, entretanto, é pra la de complicado.
O uso de drones pelo governo Obama, com fins militares, despertou a atenção mundial sobre o tema. Obama foi acusado de violar direitos civis e de permitir a morte de civis americanos com o uso dessas máquinas. Prometeu regras mais duras para limitar seu uso e aumentar a transparência da prática.
No Brasil e, parece, no resto do mundo, não existe regulação para essa matéria. Não existem normas que disponham sobre o uso civil de drones.
E seu uso tem crescido, graças à descoberta de novas funções para os aparelhos e barateamento dos custos. Segundo a própria Folha de São Paulo, hoje, por cerca de R$ 1.000, já é possível comprar um quadricóptero que voa e transmite vídeos diretamente ao celular.
Os drones podem voar por ai fazendo fotos ou vídeos de protestos para a imprensa, Mas também podem ser usados pela polícia, agências de inteligência do governo, paparazzis ou por qualquer desocupado.
É nossa privacidade posta em questão, mais uma vez.
O vídeo abaixo mostra a filmagem realizada pelo drone.
Acesse a página de João Wainer, no Instagram.
Acesse a matéria TVs e jornais pelo mundo começam ausar drones em coberturas, no site UOL.
Acesse o blog Gizmodo.