Programas voltados para educação correspondem a apenas 3,5% da grade
Os programas religiosos ocupam, em média, 13,55% da programação das emissoras de TV aberta no Brasil. Entre eles, a maioria é vinculada às igrejas evangélicas neopentecostais, tais como a Igreja Mundial do Poder de Deus, Igreja Internacional da Graça e Igreja Universal do Reino de Deus, entre outras.
Essa informação consta do Informe de Acompanhamento de Mercado de TV Aberta - 2012, divulgados pelo Observatório Brasileiro do Cinema e do Audiovisual – OCA, órgão ligado à Agência Nacional do Cinema – ANCINE.
Para a produção do Informe, foi monitorada a grade de programação de 10 emissoras (Bandeirantes, CNT, Globo, MTV Brasil, Record, RedeTV!, SBT, TV Brasil, TV Cultura e TV Gazeta), todas cabeças de rede cuja programação chega a vários estados do país. O resultado é um estudo detalhado que apura, inclusive, a origem da programação (se nacional ou estrangeira). Do total de longas-metragens exibidos em 2012, por exemplo, 291 foram de programação brasileira (13,8%). As redes que dedicaram mais espaço aos filmes nacionais foram TV Cultura, a TV Brasil e Rede Globo.
Para mapear os tipos de programas e a participação de cada um na grade, o Observatório definiu cinco grandes categorias (Entretenimento, Informação, Educação, Publicidade e Outros), cada uma delas desmembrada em diversos gêneros. Os programas religiosos formam um gênero da categoria Outros. É o gênero que mais ocupa espaço na programação de todos os canais. As três emissoras com maior tempo dedicado a programas religiosos são a Rede TV!, com 38,08%; CNT, 36,67%; e Record, com 23,33%.
Na apuração por categorias,59% do tempo de programação total da TV Aberta é ocupado programas de Entretenimento. Em seguida, e bem distante, estão os programas de Informação (15,06%). A categoria Publicidade aparece em terceiro lugar, com 8,6%, mais que o dobro do espaço destinado à Educação, com apenas 3,5% do tempo total da programação anunciada.
Acesse o Informe de Acompanhamento de Mercado de TV Aberta – 2012.