sexta-feira, 25 de outubro de 2013

A paisagem religiosa global

Mais de oito em cada dez pessoas no mundo afirmam ter alguma religião
Estima-se que existam no mundo cerca de 5,8 bilhões de adultos e crianças afiliados a alguma religião. Isso significa 84% da população em 2010, estimada à época em 6,9 bilhões.
Esses números são do último levantamento realizado pelo Pew Research Center’s Forum on Religion & Public Life (algo como Fórum Pew sobre Religião e Vida Pública), como parte de um projeto que pretende avaliar as mudanças religiosas e seu impacto sobre as sociedades.
O estudo é relevante por sua profundidade e alcance. Foram investigados 230 países e territórios, e mais de 2.500 censos, inquéritos e registros da população. O resultado inclui as grandes religiões mundiais, tais como o cristianismo e o islamismo, o grupo de pessoas que se declara sem religião e, inclusive, as chamadas religiões “tradicionais”, ou seja, as crenças tribais e étnicas ainda existentes. Trata-se, portanto, de um levantamento que alcança 100% da população estimada para o ano de 2010. Os investigadores alertam que alguns países publicaram censos logo após a divulgação da pesquisa. Isso pode implicar em pequenas diferenças regionais que, entretanto, não comprometem o resultado final.
Os números apresentados, naquilo que se refere às grandes religiões conhecidas, confirmam as conclusões de outros pesquisadores. O cristianismo é a maior religião do planeta, com 2,2 bilhões de adeptos (32% da população mundial). Em seguida estão os muçulmanos que somam 1,6 bilhão de pessoas (23% da população mundial).
O terceiro maior grupo é formado por aquele que não se identificam com nenhuma das religiosidades reconhecidas. Entre eles estão ateus, agnósticos e indivíduos que acreditam em Deus, deuses ou em algum ser considerado superior. Esse grupo soma pelo menos 1 bilhão de pessoas e representa 16,3% da população do planeta.
Fonte: Pew Research Center’s Forum on Religion & Public Life
Outro dado relevante é que apenas nove países não têm uma maioria religiosa clara. São Guiné Bissau, Costa do Marfim, Macau, Nigéria, Cingapura, Coreia do Sul, Taiwan, Togo e o Vietnã. Nos demais sempre há algum grupo preponderante. Entretanto, pelo menos 3/4 (73%) da população mundial vivem em países onde sua religião é a majoritária. Os hindus e os cristãos são os que se encontram em posição mais confortável nesse quesito.
A religião que possui seguidores com idade média mais elevada é o judaísmo (36 anos). Os muçulmanos são os que possuem seguidores com idade média mais baixa: 23 anos. A diferença na idade média dos seguidores entre as diversas religiões, em parte, se deve à distribuição geográfica dos grupos. Por exemplo, aqueles que possuem um grande número de adeptos nos chamados países em desenvolvimento tendem a concentrar, nesses países, um número maior de jovens. As religiões mais fortes na China e nos países de industrialização mais antiga, e onde o crescimento populacional é mais lento, possuem o maior número de seguidores mais velhos, também nessas localidades.
Fonte: Pew Research Center’s Forum on Religion & Public Life
Acesse o estudo completo (em inglês) no site do Pew Research Center’s Forum on Religion & Public Life.