terça-feira, 22 de outubro de 2013

Mulher é reduzida a corpo e bunda em comerciais de TV

Publicidade no padrão europeu,
feita de elite para elite
Data Popular aponta conflito entre publicidade e mulheres reais
Uma pesquisa realizada em maio pelo Instituto Data Popular em parceria com o Instituto Patrícia Galvão traçou uma comparação entre as mulheres mostradas pela publicidade e as mulheres da vida real. E, ao que tudo indica, os publicitários andam dando seguidos tiros nos pés.
O estudo relevou um forte distanciamento entre essas duas pontas. Para 56% dos entrevistados, homens e mulheres, as propagandas na TV não mostram brasileiras reais e para 58% as mulheres são reduzidas a “corpo e bunda”.
A importância das mulheres no mercado de consumo é enorme. De acordo com o Data Popular, elas são responsáveis por 85% das decisões sobre o consumo doméstico que movimenta uma massa de recursos estimada em R$ 1,1 trilhão.  Elas chefiam 38% dos lares brasileiros e são majoritariamente negras. Além disso, nos últimos 20 anos, a participação feminina no mercado de trabalho cresceu cerca 162%.
A pesquisa mostra que a chamada propaganda “boca a boca” influencia 7 em cada 10 mulheres na hora das compras. O distanciamento entre a publicidade de TV e o mercado feminino é, portanto, um desastre para as empresas.
Na opinião dos analistas do Data Popular, e a pesquisa registra isso, as agências até avançaram na apresentação de conteúdos que retratam um perfil de mulher mais inteligente, independente e que valoriza a conquista e o mérito próprio (67% dos entrevistados concordam com isso).
Mas pecam na estética ultrapassada que visa agradar a um público de elite (as classes A e B), e não o consumidor final, de Classe C. Por isso, essa estética ainda está presa a um padrão europeu: mulheres brancas, de olhos claros, magra, altas e de cabelos lisos.

Para a pesquisa, foram realizadas 1.501 entrevistas com homens e mulheres maiores de 18 anos, em 100 municípios de todas as regiões do país.
Acesse a integra da pesquisa Representações das mulheres nas propagandas na TV.