"A Presidente do Brasil Dilma Rousseff é o perfeito exemplo de líderes mundiais que descobriram o Twitter durante a campanha eleitoral e, uma vez eleitos, abandonaram seus seguidores. Sua 'aventura no Twitter', como ela disse em seu primeiro tweet, em abril de 2010, durou até 13 de dezembro do mesmo ano. Quando foi eleita, em novembro de 2010, ela tinha 200.000 seguidores. Hoje, conta com mais de 1,8 milhões de seguidores, apesar de nunca mais ter enviado um único tweet desde dezembro de 2010. Sua última postagem, retuitada mais de 6.000 vezes diz: 'Estou Feliz por ter sido a sensação do Twitter em 2010. Com a esperança de ter mais tempo para estar aqui com você. Vamos conversar mais em 2011.” Seus seguidores ainda estão à espera para o resto da discussão ...”
Dilma Rousseff marcou "retomada" no Twitter com encontro com autor da sátira Dilma Bolada |
Parece que a presidenta resolveu fazer as pazes com os tuiteiros. Ela voltou a postar em 27 de setembro último, depois de mais de 32 meses sem usar o microblog.
De acordo com os jornais, desde a mudança de postura, a presidenta ganhou mais de 40 mil “amigos” no Facebook, e ampliou em mais de 90 mil o número de seguidores no Twitter, que já alcança os 2 milhões.
Alguns analistas parecem céticos com a iniciativa. Consideram que a cláusula pétrea das redes é a interação. Dai que não bastaria à presidenta postar. Ela também precisaria retuitar, responder e que tais.
Pode ser. Certamente os cérebros pensantes que assessoram a presidência vão levar esse problema em consideração.
Todavia, antes de tudo, Dilma é fonte de informação. Outros estudos mostram que as grandes fontes não necessariamente interagem. Apenas fixam a informação que desejam ver repercutida e contam com sua rede de adeptos para isso.
De toda forma, é uma boa notícia. O que se viu durante os protestos de junho é que o Governo Federal estava completamente off.
A volta de Dilma ao Twitter foi acompanhada por várias outras iniciativas de reforço da presença do governo na Internet. Entre elas, a a reformulação do Portal Brasil (www.brasil.gov.br), o lançamento do Participatório (uma rede social para a discussão de temas políticos), a abertura de uma conta no Instagram e o aumento da frequência de atualizações da página da presidenta no Facebook.
A conta oficial de Dilma no Twitter é @dilmabr
Com informações da BBC Brasil.
Acesse a pesquisa Twiplomacy 2013.