terça-feira, 13 de novembro de 2012

Mapa colaborativo indica alagamentos na cidade de São Paulo

Na imagem, transbordamento do rio Tietê, em São Paulo
Usuários podem informar pontos de alagamento ou receber alertas de inundações
A geógrafa Eliane Hirata da Escola Politécnica (Poli) da USP, desenvolveu um site que pode ser muito valioso para gestores públicos. A página, denominada “Pontos de Alagamento”, faz o mapeamento dos pontos de alagamento nas vias da cidade de São Paulo, gerando mapas dinâmicos e colaborativos.
Ao acessar a página, o usuário visualiza um mapa da cidade, com marcações dos pontos de alagamento e outras informações. Também é possível se cadastrar para receber alertas de inundações ou informar alagamentos inclusive enviando fotos e vídeos.
O acesso ao site pode ser feito pela internet, e também por telefone celular, iPhone ou Android, por intermédio de um aplicativo disponibilizado aos usuários no site do projeto.
O trabalho de Eliane Hirata é parte de seu mestrado. A pesquisa está sendo desenvolvida no Laboratório de Geoprocessamento (LabGEO) do Departamento de Engenharia de Transportes (PTR) da Poli e conta com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Veja a notícia completa no Portal da USP, inclusive com meios de contato com a pesquisadora.
Visite também a página Pontos de Alagamento.

Assembleia Geral da ONU condena embargo dos EUA a Cuba pela 21ª vez consecutiva

Pedido de fim do bloqueio obteve 188 votos. Estados Unidos, Israel e Palau votaram contra
A Assembleia Geral da ONU aprovou hoje, com grande maioria de votos, resolução condenando o embargo comercial que os Estados Unidos impõem a Cuba faz meio século.
É a 21ª vez consecutiva que esta resolução é aprovada. A primeira ocasião ocorreu em 1992, quando contou com 59 votos a favor, três contra e 71 abstenções. Na reunião de hoje foram 188 votos a favor, três contra –Estados Unidos, Israel e Palau –, com abstenções das ilhas Micronésia e Marshall.
Além de pedir a revogação do embargo, a resolução denuncia o recrudescimento das sanções a Cuba, tais como multas aplicadas pelo governo Obama a empresas e pessoas de outros países que têm negócios com a ilha. É o caso do banco holandês “ING” multado este ano em 619 milhões de dólares por manter operações financeiras e comerciais com entidades cubanas.
De acordo com as autoridades cubanas, o bloqueio comercial imposto em fevereiro de 1962, tem causado prejuízos à economia que já excedem a cifra dos bilhões de dólares.
O ministro das Relações Exteriores cubano, Bruno Rodríguez, reiterou a disposição do governo de Cuba em avançar na normalização de suas relações com os Estados Unidos e propôs uma agenda para um diálogo bilateral.
De acordo com a redação do site OperaMundi, a representante do Brasil e do Mercosul na Assembleia Geral, Maria Luisa Ribeiro, classificou o bloqueio como um exemplo de “política obsoleta que não tem lugar na atualidade". "O embargo é contrário ao princípio da justiça e dos direitos humanos, gera carências e sofrimento a toda a população cubana, limita e retarda o progresso econômico, social e a obtenção dos objetivos de desenvolvimento do milênio.”
Confira a notícia no site da ONU.

DNIT cria sistema de monitoramento de obras pela internet

Qualquer cidadão pode acompanhar o andamento dos trabalhos
Desde ontem, dia 12, os cidadãos brasileiros podem consultar pela internet informações sobre o andamento das 107 principais obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) sob responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).
As informações estão disponíveis no Boletim Eletrônico de Medição (BEM) que informa ainda o custo e o prazo de execução de cada uma das obras.
A expectativa do Dnit é que até o primeiro semestre de 2013 todas as 400 obras sob sua responsabilidade estejam disponíveis no site. Obras como reparos e manutenções devem ser acrescentados no próximo ano.
Ponto para a autarquia.
Acesse aqui o Boletim Eletrônico de Medição(BEM) do DNIT e monitore as obras de seu interesse.

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

União Europeia lança edital para financiar projetos contra a violência

Financiamento pode chegar a 4 milhões de reais
A União Europeia publicou edital para financiar projetos que contribuam para a erradicação de todas as formas de violência contra as crianças.
Os projetos enviados deve ter duração total de 18 a 36 meses e poderão solicitar recursos entre 500 mil e 1 milhão e meio de euros (aproximadamente entre 1 milhão a 4 milhões de reais). O valor solicitado poderá corresponder a até 80% do valor total do projeto apresentado, sendo que a diferença deverá ser financiada pela própria instituição que solicitou o apoio, seja com recursos próprios ou de outros apoiadores.
Os interessados devem ficar atentos ao prazo. O último dia para envio de propostas é dia 4 de dezembro, às 16 horas no horário de Bruxelas (Bélgica).
Os projetos devem ser enviados via e-mail e podem ser escritos em português.
Acesse o edital, apenas em inglês, francês e espanhol.

domingo, 11 de novembro de 2012

sábado, 10 de novembro de 2012

Minas mandou dizer que não tem dono

Patrus Ananias
Em entrevista, Patrus fala dos rumos do PT em Minas
O Estado de Minas Gerais resiste às tentativas de dominação que as lideranças regionais do PSDB estão tentando implantar. Na avaliação de Patrus Ananias, esse foi um dos principais recados que os mineiros e mineiras deram nesta última eleição. O ex-ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, em entrevista aos jornalistas Ana Paola Amorim, Gabriella Gualberto e Paulo Barcala, fez um balanço positivo do desempenho do PT e das forças de esquerda no Estado: em Belo Horizonte, sua candidatura serviu como um divisor de águas políticas e ajudou a fortalecer o PT; o partido aumentou sua votação no Estado e venceu em 26 das 50 maiores cidades; o PSDB encolheu e se esforçou para camuflar esse encolhimento com as alianças mais díspares nos lugares em que foi derrotado no primeiro turno.
Para o PT, Patrus avalia que o recado foi dado em forma de desafio, instando o partido a se preparar para as eleições de 2014. O combustível vem também desta eleição, com uma vigorosa contribuição de Belo Horizonte no processo de retomada da militância. “Recuperamos em grande parte a nossa militância histórica (…), incorporamos também muita gente nova, os jovens que aderiram com entusiasmo à campanha. É claro que esse processo tem que continuar”, disse Patrus.
Confira a entrevista no Blog do Patrus.

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

EUA elege primeira senadora assumidamente lésbica

A democrata Tammy Baldwin
A democrata Tammy Baldwin é também a primeira mulher a integrar o Senado do Wisconsin
A primeira senadora assumidamente lésbica da história dos Estados Unidos foi eleita nesta terça-feira (07/11) no Estado de Wisconsin. A democrata Tammy Baldwin venceu o republicano Tommy Thompson em uma disputa acirrada e tornou-se também a primeira mulher a ocupar uma vaga no Senado do Estado.
“Estou ciente de que terei a honra de ser a primeira senadora de Wisconsin. E eu estou ciente de que serei a primeira integrante abertamente gay do Senado dos Estados Unidos”, disse ela.
Com informações de Opera Mundi.

Cigarro mais caro reduz número de fumantes no Brasil

Os cigarrinhos de chocalate da Pan...
outros tempos
Em 2010, fumantes eram 16,8%, e poderão ser 6% em 2050
Os mais antigos, como eu, devem se lembrar dos cigarrinhos de chocolate da Pan. No começo dos anos noventa, mudaram o nome para rolinhos da Pan e, atualmente, nem sei se existem. Eram outros tempos.
As ações de controle do tabagismo tiveram início no Brasil no final dos anos 1980. Caso não tivessem sido implementadas, o percentual de fumantes atualmente seria de 31%. Uma em cada três pessoas com 18 anos ou mais seria fumante. Em 2010, entretanto, a proporção de fumantes no Brasil foi de  16,8%, conforme levantamento realizado pelos epidemiologistas Liz Almeida e André Szklo, da Divisão de Epidemiologia do Instituto Nacional do Câncer - INCA, e David Levy, do Departamento de Oncologia, da Universidade Georgetown (EUA).
O estudo foi publicado dia 7 na versão online da Plos Medicine, considerada uma das mais importantes revistas científicas da área. Os autores estimam ainda que, com a continuidade dessas ações, em 2050 apenas cerca de 10% de brasileiros acima de 18 anos serão fumantes. Os números podem cair ainda mais se o controle do tabagismo for intensificadas, podendo chegar a 6%.
Segundo os autores o aumento do preço do produto é responsável por cerca da metade da redução do número de fumantes no país, seja por diminuir a iniciação ou por estimular a cessação.
Veja matéria completa sobre o assunto no site do Instituto Nacional do Câncer – INCA.
Acesse aqui o artigo dos epidemiologistas na Plos Medicine.

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Formada a equipe de transição para a Prefeitura

Grupo terá doze representantes, em composição paritária
O prefeito eleito de Contagem, deputado Carlin Moura, e a prefeita Marília Campos formalizaram a equipe que vai conduzir os trabalhos de transição do governo municipal.
A equipe de transição será composta por 12 membros, paritária entre o atual governo e o governo eleito. Compõem o grupo pela atual administração: André Teixeira, chefe de gabinete; Eugênia Bossi, secretária de Planejamento; Dalmy Freitas, secretário da Fazenda; Hamilton Reis, secretário do Governo; Carlos Frederico Netto, controlador geral do município; e Cleudirce Camargos, secretária da Administração.
Os representantes do próximo governo são: Rodrigo Assis Cupim(coordenador da equipe); Daniel Maia; Carlos Dias; Alexis de Freitas; Antônio Máximo; e o vereador Irineu Inácio da Silva.
O deputado estadual e prefeito eleito de Contagem, Carlin Moura,
formalizou com a prefeita Marília Campos a equipe de transição

Lula recebeu prêmio Nelson Mandela de Direitos Humanos

Premiação reconhece contribuição de Lula para a inclusão social e o combate à fome

O prêmio Nelson Mandela de Direitos Humanos é é oferecido a cada três anos pela Canadian Auto Workers (CAW), a Associação Canadense de Trabalhadores da Indústria Automotiva.
Lula foi agraciado em agosto. Como não pode ir ao Canadá, a entrega do prêmio foi transferida para São Bernardo do Campo e entregue ontem, terça-feira, durante a Conferência Nacional de Negociação Coletiva Metalúrgica, na sede da Confederação Nacional dos Metalúrgicos.
O presidente nacional da CAW, Ken Lewenza, enviou um vídeo que reproduço abaixo, com a tradução obtida via o Blog do Nassif.


“Eu gostaria de enviar saudações do Canadá, particularmente do CAW.
Gostaria de parabenizá-lo por importante prêmio da CAW, o prêmio Nelson Mandela. Não preciso falar muito sobre Nelson Mandela, ele é um ser humano incrível, um ativista incrível e fez muitos sacrifícios reconhecidos pelo mundo inteiro.
Mas você, meu amigo, é igualmente reconhecido hoje em dia, como resultado da sua contribuição como ex-presidente do Brasil, você promoveu apoio e inclusão àqueles que viviam em condições que francamente nenhum de nós deveria aceitar e, mais importante, você deu enorme esperança a todos nós, mundo afora, mostrando que há outras alternativas ao modelo conservador de tantos governos hoje em dia.
Então, senhor Lula da Silva, eu agradeço, em nome da CAW, eu agradeço a sua contribuição para a humanidade, e eu agradeço francamente por nos inspirar aqui no Canadá em lutar por uma alternativa às políticas conservadoras de tantos países inclusive daqui.
Você está mantendo nossos sonhos vivos, meu amigo! E eu agradeço.
Além disso, eu queria lembrar dos companheiros do seu sindicato CNM/CUT que aceitaram este prêmio em seu nome, já que você não pôde vir ao Canadá.
Mas eu mais uma vez agradeço a sua contribuição e a participação de seus companheiros no trabalho da CAW.
Muito obrigado, meu amigo!”

Experiênca portuguêsa de combate à droga é referência internacional

Luzitanos conseguem resultados efetivos no combate à toxicodependência
Os militantes da difícil causa antidrogas podem encontrar em Portugal um exemplo iluminador.
Nosso país irmão vem se tornando uma referência mundial no combate à toxicodependência. Argentina, México e República Checa são alguns dos países que replicaram o modelo português, que também será adotado pela Noruega.
O sucesso do modelo português, conferido em números que mostram a diminuição geral do consumo de drogas e pelo aumento do número de toxicodependentes em reabilitação nos últimos dez anos, está na descriminalização da posse e consumo de substâncias ilícitas acompanhada de uma estratégia de tratamento, prevenção e reinserção social. O segredo, de acordo com João Goulão, presidente do Instituto Português da Droga e Toxicodependência (IDT) é perseguir a doença e não o doente".
Em Portugual, o consumo de drogas desceu de 14,1% para 10,6% entre 2006 e 2001 entre os jovens de 13 a 15 anos de idade. Entre as pessoas com 16 até 18 anos de idade, a queda foi de 27,6% para 21,6%.
Confira matéria completa no site Económico, direto de Portugal.
Acesse ainda o site do Instituto Português da Droga e Toxicodependência (IDT).


terça-feira, 6 de novembro de 2012

A questão das remoções da Copa 2014

Comunidades denunciam remoções forçadas para obras da Copa
Vale muito a pena acompanhar este assunto. Nas cidades sede da Copa 2014, movimentos populares têm denunciado a ocorrência de remoções forçadas de moradores em áreas onde há previsão de obras. A coisa tomou tal proporção que o Conselho de Defesa do Direito da Pessoa Humana (CDDPH) da Secretaria dos Direitos Humanos criou o Grupo de Trabalho Moradia Adequada em uma inciativa inédita. O GT, criado em agosto, tem o objetivo de recolher informações sobre os problemas de moradia enfrentados pela população, com foco nos impactos de megaprojetos e megaeventos, e encaminhar recomendações aos estados e municípios.
Confira a entrevista concedida pelo professor e conselheiro do CDDPH, Eugênio Aragão, ao site Copa Pública sobre o assunto.
Abaixo, em três vídeos, palestra com a urbanista Raquel Rolnik, professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo e relatora especial da Organização das Nações Unidas para o direito à moradia adequada.

Brasil perde para o Chile posto de melhor sistema financeiro da América Latina

Fórum Econômico Mundial considera bancos brasileiros pouco "liberais"
O sistema financeiro brasileiro perdeu para o Chile o posto de mais desenvolvido da América Latina. O Fórum Econômico Mundial rebaixou os bancos brasileiros duas posições no ranking global, em estudo comparativo divulgado este mês. O Brasil passou da 30ª colocação para a 32ª este ano. O Chile saltou da 31ª para a 29ª posição.
O problema, segundo o relatório do Fórum Econômico Mundial, é o ambiente de negócios financeiros do país. O Fórum critica o regime tributário, o alto custo dos negócios, a baixa oferta de capital humano e outras debilidades da rede bancária nacional. Entre elas está, também, "um setor financeiro pouco liberal". Tudo isso soma para dificultar o acesso aos serviços financeiros.
Tá certo. O sistema financeiro no Brasil, não é de hoje, precisa de bons puxões de orelha. Até porque continua lucrando violentamente. Os resultados do terceiro trimestre deste ano mostram isso.
O resultado acumulado até setembro do Itaú Unibanco, por exemplo, chega a R$ 10,102 bilhões. É o segundo melhor resultado da história entre os bancos de capital aberto brasileiros. Neste mesmo ranking, o Bradesco ficou com o quinto melhor resultado com um acumulado de R$ 8,48 bilhões até setembro.
Abaixo, confira a apresentação do estudo realizado pelo Fórum Econômico Mundial.

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Mais da metade dos inscritos para o Enem 2012 são negros

Enem 2012 teve recorde de inscrições e participações confirmadas
Dos mais de 5,7 milhões de participantes da edição deste ano do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), 2,4 milhões se declararam pardos; 694 mil, pretos e 35 mil, indígenas. Os dados fazem parte de balanço divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão do Ministério da Educação (MEC) responsável pelo exame.
A distribuição por cor da pele é um dos recortes previstos na Lei de Cotas, publicada há duas semanas e já comentada neste blog. Importante notar que, de acordo com a lei, a classificação depende apenas da auto definição do candidato.
O estado de São Paulo tem o maior número de inscritos, com 932,4 mil, seguido de Minas Gerais (653.074), da Bahia (421.731) e do Rio de Janeiro (408.902).
Do total de inscritos, 4 milhões foram isentos da taxa de R$ 35 por serem alunos de escolas públicas ou pertencerem a famílias de baixa renda.
Outro dado interessante se refere à participação das mulheres. As brasileiras respondem por 59% das inscrições, com 3,4 milhões, enquanto os homens somam 2,3 milhões (41%).
Segundo os números do Inep, o Enem 2012 teve recorde de inscrições e participações confirmadas.
As informações são da  Agência Brasil.

Abstenções em 2012 significam o que?

A ministra Carmem Lúcia, do TSE,
alarmou-se com o percentual de abstenções
nas eleições deste ano
Desatualizados, cadastros da Justiça Eleitoral inflacionam as taxas de abstenções 
A alta taxa de abstenções na eleição deste ano deixou a ministra Carmem Lúcia preocupada e municiou muitos analistas dispostos a condenar o “sistema político” e políticos que não cumprem promessas, que não olham pelos cidadãos e que levam os eleitores à apatia e desmotivação.
Que tais políticos existem, isso existem. Além disso, com efeito, no segundo turno deste ano, 19% dos brasileiros cadastrados preferiram não comparecer às urnas.  Foi o maior índice no segundo turno das eleições municipais desde 1996, segundo o TSE. No primeiro turno o percentual foi de 16,41%.
O fato, entretanto, é que os Tribunais Regionais Eleitorais precisam, urgentemente, atualizar seu cadastros. Por falta de atualização, eles acumulam nomes de pessoas que já morreram ou trocaram de endereço sem notificar a Justiça Eleitoral. Com isso, a taxa de abstenções, apesar de alta, tem pouco significado politico.
Em matéria no seu blog, Zé Dirceu informa que nas cidades em que o cadastro foi atualizado recentemente o índice de abstenção foi, na média, 50% inferior ao índice nacional, segundo informações do próprio TSE.
Em São Luís e São Paulo, por exemplo, os cadastros não são atualizados desde 1986. Em São Luís (MA), o índice bateu em 22% e chegou a quase 20% em São Paulo.
Em Curitiba, por outro lado, o cadastro foi renovado este ano. A Justiça Eleitoral do Paraná eliminou 200.000 eleitores fantasmas, dentro de um universo de 1,3 milhão de cadastrados. A taxa de abstenção ficou em 10%.
Até 2015 deve ser concluído o recadastramento biométrico dos eleitores do país, conforme meta da Corregedoria-Geral Eleitoral. Só a partir de então poderá ser dito algo de consistente sobre o suposto desinteresse dos eleitores.
Gráfico: Congresso em Foco

Reajuste dos servidores públicos federais será de, no máximo, 5% em 2013

O relator-geral do Orçamento de 2013
senador Romero Jucá (PMDB-RR).
Foto: Agência Senado
Militares, docentes e cargos comissionados do Poder Executivo terão reajuste diferenciado
Os servidores públicos federais devem ter no máximo 5% de aumento nos contracheques em 2013, o que corresponderá a um gasto de R$ 1,1 bilhão. O mesmo percentual de 5% será concedido em 2014 e 2015.
Algumas carreiras foram excluídas do aumento de remuneração (5%, em 2013) e outras carreiras, cargos e funções terão aumento distinto, a exemplo dos militares, dos docentes e dos cargos comissionados do Poder Executivo.
A informação foi dada na quarta-feira, dia 31 de outubro, pelo relator-geral do Orçamento de 2013, senador Romero Jucá (PMDB-RR). Jucá já entregou seu relatório preliminar do projeto de lei do Orçamento de 2013 à Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO).
Aumentos reais de salários são uma possibilidade remota devido à “limitação financeira brutal”. O relator, entretanto, admite “alguns ajustes”, desde que haja entendimento com o Executivo.
A cobertura completa do assunto pode ser lida na Agência Senado.
A tramitação do projeto do Orçamento da União para 2013 (PLN 24/2012) pode ser acompanhada no site do Senado Federal.

domingo, 4 de novembro de 2012

Notícia boa para Contagem

HSBC registra aumento da atividade industrial brasileira
De acordo com o HSBC, em outubro, as empresas do setor industrial no Brasil indicaram crescimento da produção, em sintonia com a expansão do volume de encomendas.
O Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) que mede a atividade (produção, emprego, encomendas, preços) da indústria brasileira registrou sua primeira leitura positiva desde março ao subir para 50,2 pontos em outubro, ante 49,8 em setembro, informou o HSBC. Leituras acima da linha de 50 pontos indicam aumento da atividade.
O emprego industrial, segundo o relatório caiu pelo sétimo mês consecutivo, com as empresas tentando reduzir os custos com pessoal. Porém, o ritmo de demissões foi ligeiro apenas.
É esperar que esse crescimento se reflita em Contagem e que nossos trabalhadores industriais continuem encontrando bons empregos aqui.
Notícia veiculada pelo jornal ValorEconômico em 01 de novembro próximo passado.

Brasil oficializou entrada na Plataforma Internacional sobre Biodiversidade

Plataforma multilateral de dados sobre biodiversidade reúne mais de 380 milhões de registros
Perereca amazônica. Foto: ASCOM do MCTI
O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) assinou oficialmente, por meio a adesão do Brasil à Plataforma Internacional de Informações sobre Biodiversidade (GBIF, na sigla em inglês).
Criada em 2001, com sede em Copenhague, na Dinamarca, a GBIF é considerada a maior iniciativa mundial com objetivo de disponibilizar dados com acesso livre sobre biodiversidade na internet.
O objetivo do país é compartilhar experiências e estabelecer uma interface com o Sistema de Informações para a Biodiversidade e Ecossistemas Brasileiros (SIB-Br), um projeto do MCTI, em parceria com a organização Global Environment Facility (GEF), envolvendo um investimento de US$ 28 milhões.
Inicialmente, o Brasil ingressa na plataforma como um participante associado, o que significa que, embora possa participar plenamente na publicação de dados e projetos de capacitação, não contribui financeiramente para o orçamento global da GBIF e não possui direto de voto no Conselho de Administração.
O Brasil abriga cerca de 15% de toda a biodiversidade do planeta em seis biomas (Amazônia, Caatinga, Cerrado, Pampa, Mata Atlântica e Pantanal) e em sistemas costeiros e oceânicos. Mesmo antes da adesão do Brasil à GBIF, mais de 1,6 milhão de registros relativos à biodiversidade nacional estavam acessíveis por meio do portal de dados da GBIF, provenientes de mais de 700 conjuntos de dados mantidos em 28 países.
A notícia foi publicada no site do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), em 30 de outubro passado.

Organizações da sociedade civil buscam novo marco regulatório

Artigo aponta desafios para a construção de parâmetros claros na relação entre o Estado e as organizações da sociedade civil
Vale a pena ler o artigo Marco regulatório para as organizações da sociedade civil - sonho coletivo, agenda atual e desafio mundial. Trata-se de análise assinada por Eliana Rolemberg, Diretora Executiva da Coordenadoria Ecumênica de Serviço (CESE), integrante do CLAI - Conselho Latino Americano de Igrejas, e por Vera Masagão Ribeiro, coordenadora da Ação Educativa e diretora da Abong.
O artigo faz um breve balanço das iniciativas que, há pelo menos duas décadas,  vem sendo realizadas para aperfeiçoar o ambiente social e legal de atuação de organizações sem fins lucrativos e de interesse público no país.
O interesse das ONGs, OCIPs, fundações e outras organizações sem fins lucrativos é melhorar as condições para a captação de doações para para projetos sociais no Brasil. Entre outros objetivos, querem isenções fiscais, critérios mais rigorosos para a seleção das entidades beneficiadas e maior facilidade de acesso aos recursos públicos.
Está previsto para o ano que vem um o seminário internacional (será o segundo sobre este tema) onde será debatida a Plataforma por um novo marco regulatório para as organizações da sociedade civil.
O assunto é relevante. Aparentemente, o último diagnóstico feito no Brasil sobre essas organizações data de 2005. O IBGE apurou a existência de 338 mil fundações privadas e associações sem fins lucrativos registradas, que empregavam 1,7 milhão de pessoas em todo o País, com salários médios mensais de R$ 1.094,44.
Acesse aqui o artigo  Marco regulatório para as organizações da sociedade civil - sonho coletivo, agenda atual e desafio mundial.
Acesse aqui a Plataforma por um novo marco regulatório para as organizações da Sociedade Civil.
Acesse aqui o estudo do IBGE sobre  fundações privadas e associações sem fins lucrativos no Brasil.

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Ibope mostra que Dilma é mais bem avaliada que 25 dos 26 prefeitos das capitais brasileiras

Aprovação à administração federal varia de 50%, em Vitória, a 73%, em Fortaleza

Nas eleições municipais  de 2012, as pesquisas de intenção de voto do IBOPE Inteligência avaliaram as administrações públicas nas esferas federal, estadual e municipal. Os resultados mostram que a presidente Dilma é melhor avaliada em quase todas as capitais, quando comparada aos gestores municipais e aos Governadores dos Estados.

Àquelas onde a avaliação federal supera os 70% de aprovação são Fortaleza (73%), Macapá (73%), Belo Horizonte (72%) e Manaus (72%).  Já, as capitais onde a presidente registra seus piores índices são Vitória (50%), Salvador (51%), Aracaju (51%), Goiânia (53%) e Curitiba (54%). Entretanto, mesmo nestas cinco praças que apresentam os piores índices, a aprovação da presidente figura à frente das gestões municipais e estaduais.

Governadores

Quando confrontadas a avaliação da esfera  federal com as estaduais, os governadores se saem melhor em apenas duas capitais: Rio Branco (AC) e Recife (PE), cujos índices de aprovação somam 72% e 68%, respectivamente, enquanto a presidente mantém seu índice em 66% e 61%, respectivamente. Vale a ressalva de que os índices não consideram toda a população dos estados, mas apenas os moradores destas capitais.

Prefeito

Entre todas as 26 capitais avaliadas, apenas a prefeitura de Rio Branco se equipara à popularidade do governo federal, com aprovação de 67% dos eleitores, sendo que a gestão Dilma tem 66% de aprovação.
Fonte: IBOPE