quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Ibope mostra que Dilma é mais bem avaliada que 25 dos 26 prefeitos das capitais brasileiras

Aprovação à administração federal varia de 50%, em Vitória, a 73%, em Fortaleza

Nas eleições municipais  de 2012, as pesquisas de intenção de voto do IBOPE Inteligência avaliaram as administrações públicas nas esferas federal, estadual e municipal. Os resultados mostram que a presidente Dilma é melhor avaliada em quase todas as capitais, quando comparada aos gestores municipais e aos Governadores dos Estados.

Àquelas onde a avaliação federal supera os 70% de aprovação são Fortaleza (73%), Macapá (73%), Belo Horizonte (72%) e Manaus (72%).  Já, as capitais onde a presidente registra seus piores índices são Vitória (50%), Salvador (51%), Aracaju (51%), Goiânia (53%) e Curitiba (54%). Entretanto, mesmo nestas cinco praças que apresentam os piores índices, a aprovação da presidente figura à frente das gestões municipais e estaduais.

Governadores

Quando confrontadas a avaliação da esfera  federal com as estaduais, os governadores se saem melhor em apenas duas capitais: Rio Branco (AC) e Recife (PE), cujos índices de aprovação somam 72% e 68%, respectivamente, enquanto a presidente mantém seu índice em 66% e 61%, respectivamente. Vale a ressalva de que os índices não consideram toda a população dos estados, mas apenas os moradores destas capitais.

Prefeito

Entre todas as 26 capitais avaliadas, apenas a prefeitura de Rio Branco se equipara à popularidade do governo federal, com aprovação de 67% dos eleitores, sendo que a gestão Dilma tem 66% de aprovação.
Fonte: IBOPE