Enem 2012 teve recorde de inscrições e participações confirmadas
Dos mais de 5,7 milhões de participantes da edição deste ano do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), 2,4 milhões se declararam pardos; 694 mil, pretos e 35 mil, indígenas. Os dados fazem parte de balanço divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão do Ministério da Educação (MEC) responsável pelo exame.
A distribuição por cor da pele é um dos recortes previstos na Lei de Cotas, publicada há duas semanas e já comentada neste blog. Importante notar que, de acordo com a lei, a classificação depende apenas da auto definição do candidato.
O estado de São Paulo tem o maior número de inscritos, com 932,4 mil, seguido de Minas Gerais (653.074), da Bahia (421.731) e do Rio de Janeiro (408.902).
Do total de inscritos, 4 milhões foram isentos da taxa de R$ 35 por serem alunos de escolas públicas ou pertencerem a famílias de baixa renda.
Outro dado interessante se refere à participação das mulheres. As brasileiras respondem por 59% das inscrições, com 3,4 milhões, enquanto os homens somam 2,3 milhões (41%).
Segundo os números do Inep, o Enem 2012 teve recorde de inscrições e participações confirmadas.
As informações são da Agência Brasil.