domingo, 4 de novembro de 2012

Brasil oficializou entrada na Plataforma Internacional sobre Biodiversidade

Plataforma multilateral de dados sobre biodiversidade reúne mais de 380 milhões de registros
Perereca amazônica. Foto: ASCOM do MCTI
O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) assinou oficialmente, por meio a adesão do Brasil à Plataforma Internacional de Informações sobre Biodiversidade (GBIF, na sigla em inglês).
Criada em 2001, com sede em Copenhague, na Dinamarca, a GBIF é considerada a maior iniciativa mundial com objetivo de disponibilizar dados com acesso livre sobre biodiversidade na internet.
O objetivo do país é compartilhar experiências e estabelecer uma interface com o Sistema de Informações para a Biodiversidade e Ecossistemas Brasileiros (SIB-Br), um projeto do MCTI, em parceria com a organização Global Environment Facility (GEF), envolvendo um investimento de US$ 28 milhões.
Inicialmente, o Brasil ingressa na plataforma como um participante associado, o que significa que, embora possa participar plenamente na publicação de dados e projetos de capacitação, não contribui financeiramente para o orçamento global da GBIF e não possui direto de voto no Conselho de Administração.
O Brasil abriga cerca de 15% de toda a biodiversidade do planeta em seis biomas (Amazônia, Caatinga, Cerrado, Pampa, Mata Atlântica e Pantanal) e em sistemas costeiros e oceânicos. Mesmo antes da adesão do Brasil à GBIF, mais de 1,6 milhão de registros relativos à biodiversidade nacional estavam acessíveis por meio do portal de dados da GBIF, provenientes de mais de 700 conjuntos de dados mantidos em 28 países.
A notícia foi publicada no site do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), em 30 de outubro passado.