terça-feira, 6 de novembro de 2012

Brasil perde para o Chile posto de melhor sistema financeiro da América Latina

Fórum Econômico Mundial considera bancos brasileiros pouco "liberais"
O sistema financeiro brasileiro perdeu para o Chile o posto de mais desenvolvido da América Latina. O Fórum Econômico Mundial rebaixou os bancos brasileiros duas posições no ranking global, em estudo comparativo divulgado este mês. O Brasil passou da 30ª colocação para a 32ª este ano. O Chile saltou da 31ª para a 29ª posição.
O problema, segundo o relatório do Fórum Econômico Mundial, é o ambiente de negócios financeiros do país. O Fórum critica o regime tributário, o alto custo dos negócios, a baixa oferta de capital humano e outras debilidades da rede bancária nacional. Entre elas está, também, "um setor financeiro pouco liberal". Tudo isso soma para dificultar o acesso aos serviços financeiros.
Tá certo. O sistema financeiro no Brasil, não é de hoje, precisa de bons puxões de orelha. Até porque continua lucrando violentamente. Os resultados do terceiro trimestre deste ano mostram isso.
O resultado acumulado até setembro do Itaú Unibanco, por exemplo, chega a R$ 10,102 bilhões. É o segundo melhor resultado da história entre os bancos de capital aberto brasileiros. Neste mesmo ranking, o Bradesco ficou com o quinto melhor resultado com um acumulado de R$ 8,48 bilhões até setembro.
Abaixo, confira a apresentação do estudo realizado pelo Fórum Econômico Mundial.