sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Cigarro mais caro reduz número de fumantes no Brasil

Os cigarrinhos de chocalate da Pan...
outros tempos
Em 2010, fumantes eram 16,8%, e poderão ser 6% em 2050
Os mais antigos, como eu, devem se lembrar dos cigarrinhos de chocolate da Pan. No começo dos anos noventa, mudaram o nome para rolinhos da Pan e, atualmente, nem sei se existem. Eram outros tempos.
As ações de controle do tabagismo tiveram início no Brasil no final dos anos 1980. Caso não tivessem sido implementadas, o percentual de fumantes atualmente seria de 31%. Uma em cada três pessoas com 18 anos ou mais seria fumante. Em 2010, entretanto, a proporção de fumantes no Brasil foi de  16,8%, conforme levantamento realizado pelos epidemiologistas Liz Almeida e André Szklo, da Divisão de Epidemiologia do Instituto Nacional do Câncer - INCA, e David Levy, do Departamento de Oncologia, da Universidade Georgetown (EUA).
O estudo foi publicado dia 7 na versão online da Plos Medicine, considerada uma das mais importantes revistas científicas da área. Os autores estimam ainda que, com a continuidade dessas ações, em 2050 apenas cerca de 10% de brasileiros acima de 18 anos serão fumantes. Os números podem cair ainda mais se o controle do tabagismo for intensificadas, podendo chegar a 6%.
Segundo os autores o aumento do preço do produto é responsável por cerca da metade da redução do número de fumantes no país, seja por diminuir a iniciação ou por estimular a cessação.
Veja matéria completa sobre o assunto no site do Instituto Nacional do Câncer – INCA.
Acesse aqui o artigo dos epidemiologistas na Plos Medicine.