quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

A cabeça de Robespierre, ou quase

Eis o homem...
Crédito Visualforensic/ Philippe Froesch/ BATBAT
O chefe do Terror parecia cansado antes de ir para a guilhotina
O patologista Philippe Charlier e o especialista em reconstrução facial forense em 3D, Philippe Froesch, produziram uma nova e muito impressionante cabeça de Maximilien Robespierre, o Incorruptível.
A reconstrução foi feita a partir de um molde de gesso feito em 1794, pouco antes de o revolucionário ser guilhotinado. Essa mascara se encontra sob a guarda do Museu Nacional de História Natural da França.
A peça é detalhista. Já se sabia que Robespierre tinha o rosto coberto por marcas de varíola. Philippe Charlier contou pelo menos cem delas, além de outras lesões clínicas que ainda estão sendo investigadas. A promessa é que o resultado do trabalho seja publicado no próximo número da revista médica The Lancet, ainda este ano.
São visíveis também as bolsas sob os olhos, revelando um certo ar de cansaço.
A reconstrução facial forense é o processo de recriar a face humana a partir de seus restos mortais. A técnica funde arte, ciência forense, antropologia, osteologia e anatomia. Os resultados têm sido notáveis graças à novas tecnologias de scaneamento, renderização computadorizada e impressão em 3D.
Além de Robespierre, os dois especialistas também produziram uma bela cabeça de Henrique IV.
Com informações de Sciences et Avenir.
Conheça o trabalho de Philippe Froesch no site Visualforensic.