sábado, 14 de dezembro de 2013

Brasileiros acreditam que têm padrão de vida melhor que o de seus pais

Pesquisa da CNI diz que 84% acreditam que os filhos terão padrão de vida ainda melhor
Os números foram divulgados no último dia 9 e são pra lá de bons. A maioria da população brasileira (77%) acredita que está em situação melhor do que seus pais. E 84% acreditam que seus os filhos terão padrão de vida melhor ou muito melhor do que o de hoje. O resultado revela uma inequívoca sensação de progresso entre as gerações. Para os entrevistados, é mais fácil subir na vida hoje que há dez anos. Do total de entrevistados, 69% dizem estar muito satisfeitos ou satisfeitos com sua situação financeira atual e 94% estão satisfeitos com sua vida familiar. A taxa média de satisfação com a vida é de 82%.
A pesquisa foi realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) em parceria com o IBOPE e envolveu 2.002 pessoas em 143 municípios. Desse total, 75% dizem pertencer à classe média, 21% à classe baixa, 2% à classe alta. O restante não soube ou não quis responder.
A CNI quis saber o que os brasileiros e brasileiras acham que é essencial para vencer na vida. Para 95% dos entrevistados é uma boa educação. Logo em seguida, com 94% das respostas, aparece o fator ter capacidade pessoal, inteligência ou talento. Em terceiro lugar (88%), o trabalhar duro. Conhecer as pessoas certas obteve 82% de citações e e nascer em uma família rica também é considerado um fator decisivo para 31% dos entrevistados.
O curioso dessa história é que não me recordo de ter visto destaque para essa pesquisa nos jornalões.
Veja a notícia completa no Portal da Indústria.
Baixe a integra do documento Retratos da Sociedade Brasileira: Padrão de vida.