Contagem pulou da 21º primeira, em 2009, para 17º posição em 2010, no ranking das cidades brasileiras com melhor serviço de saneamento. A informação é do Instituto Trata Brasil, organização que luta pela universalização do acesso à coleta e tratamento de esgoto e ao fornecimento de água tratada.
Este avanço é resultado dos fortes investimentos do governo Marília Campos em saneamento ambiental, em todas as regiões cidade. Como os dados são de 2010, é possível que a cidade apareça em melhor posição na próxima avaliação do Trata Brasil.
ETE Vargem das Flores, conquista do governo Marilia |
A meta estabelecida por Marília, e que pode ser concretizada por Durval, é a universalização da coleta de esgotos nos próximos anos.
Para tanto, Marília deu início a 20 grandes obras de saneamento integrado, várias já concluídas. Com o programa Pampulha – Meta 2014, mais 26 obras de saneamento em córregos e regiões de Contagem vão garantir 8.602 ligações de esgoto e todo o esgoto coletado será tratado.
Com recursos obtidos por Marília junto ao Governo Federal (PAC 2), a Prefeitura vai executar as obras de saneamento de córregos na Avenida Vila Rica, no Inconfidentes, e Avenida dos Austríacos, no Bandeirantes.
Além disso, Marília conseguiu da Copasa obras de ampliação da coleta de esgotos nas residências, que estão beneficiando 13 mil famílias em 20 bairros nas regiões de Vargem das Flores, Sede e Nacional.