sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Mais uma empresa de consultoria confirma otimismo brasileiro

Para a PricewaterhouseCoopers, empresariado brasileiro não compartilha catastrofismo da mídia
Desta vez foi a PwC (PricewaterhouseCoopers), que entrevistou 1.330 CEOs (a sigla em inglês para executivos-chefes) em 68 países, no último trimestre do ano passado -o período em que começaram a surgir as dúvidas, críticas e desconfianças a respeito da economia brasileira.
Segundo a empresa, fatia substancial do empresariado brasileiro não compartilha o catastrofismo que, nos últimos meses, acompanha as análises sobre as perspectivas da economia no país. Ao contrário: 44% deles estão muito confiantes no crescimento das receitas de suas companhias, porcentagem de otimistas que só fica atrás da dos executivos russos (66% de otimistas), indianos (63%) e mexicanos (62%).
As perspectivas risonhas para os brasileiros superam o otimismo dos seus companheiros nas duas maiores economias do mundo - China, com 40% de executivos animados, e EUA, com apenas 30% - e também os da maior economia da Europa, a Alemanha, com expectativas positivas de 31%.
Um segundo item da pesquisa também desmente o pessimismo: o Brasil aparece em terceiro lugar, atrás apenas dos gigantes China e Estados Unidos, quando executivos dos 68 países foram consultados sobre qual o país que lhes parece o mais importante para o crescimento futuro de suas companhias.
Veja a matéria completa, publicada pelo jornal Folha de São Paulo, no site do Pensamento Nacional dasBases Empresariais – PNBE.