Historiador propõe o fim das atual estrutura escolar
"Nossa sociedade percebe o ensino escolarizado como algo absolutamente natural e indispensável, apesar do mesmo existir da forma que conhecemos hoje somente a partir do século XIX. Deveríamos aprender a questionar não os problemas da escola, mas a própria existência dela como um grave problema político.”
Essa afirmação é do historiador Danilo Alexandre Ferreira de Camargo que concluiu uma dissertação a mestrado com o tema “O abolicionismo escolar: reflexões a partir do adoecimento e da deserção dos professores”.
Danilo analisou, ao longo de quatro anos, mais de 60 trabalhos acadêmicos que tratam do adoecimento dos professores. Sua conclusão é que o problema não está nas condições de trabalho mas na própria instituição escolar que, em sua opinião, tem uma estrutura insuportável.
Para ele, as soluções para os problemas da escola vão sempre no sentido de aperfeiçoá-la e ampliá-la. “Talvez seja a hora de começarmos a duvidar da naturalidade da escola e de sua correspondente ordem social”, afirma.
Particularmente, achei muito estimulante a abordagem do historiador. Mais informações podem ser obtidas diretamente com o pesquisador pelo telefone: (11) 9 9437-3646.
A notícia foi divulgada pelo site da Agência USP de Notícias.