quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Os empresários brasileiros são os mais otimistas do mundo em relação a 2013

Cenário econômico mundial ainda é cauteloso
No Brasil, 71% das empresas pretendem aumentar as contratações este ano, 20% não esperam mudanças em relação a 2012 e apenas 5% pensam em reduzir o quadro de funcionários. As áreas que mais devem contratar as de serviços ao consumidor, tecnologia da informação e administração.
Esses dados são de uma pesquisa da Career Builder realizada em novembro do ano passado com mais de seis mil profissionais de Recursos Humanos das dez maiores economias do mundo.
Não foram incluídas na pesquisa as contratações temporárias ou com jornada de trabalho parcial.
No ranking dos mais otimistas também estão os outros países do BRICs. Na Índia, 67% das empresas seguirão de empresas contratando. Na Rússia em terceiro, 48% . Na China, 52% das empresas planejando contratar, mas 27% delas indicando demissões.
Nos EUA, apenas 26% das empresas pretendem aumentar as contratações e 9% trabalham com um cenário de demissões. Para 55% não haverá mudanças.
Na Europa a perspectiva mais forte é de demissões ou manutenção dos números de 2012. Na Alemanha, país mais bem-colocado depois dos BRICs, 29% esperam contratar mais, 15% preveem cortes e a maioria, 53%, não espera mudanças. Já na Itália, colocada em último lugar no ranking dos mais otimistas, um terço das empresas espera diminuir o número funcionários enquanto 43% não preveem mudanças.
Satisfação
As expectativas para 2013 refletem o nível de satisfação dos empresários em relação a 2012, também medido pela pesquisa. Mais de 60 por cento dos empregadores, nos EUA e nos países do BRICs informou que a situação financeira de sua empresa é mais forte em relação ao mesmo período do ano passado. No Brasil, esse percentual chegou a 80% dos entrevistados e na Índia a 81%.
A CareerBuilder é uma das mais importantes agências de trabalho do mundo e opera nos Estados Unidos, Europa, América do Sul, Canadá e Ásia.
Acesse o site da Career Builder.