sábado, 1 de junho de 2013

CNBB encaminha Documento 104 básico às dioceses

Imagem: Arquidiocese de Belo Horizonte
Retomada das Comunidades Eclesiais de Base está em pauta
A Confederação Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB acaba de enviar às dioceses de todo o país o estudo 104, chamado “Comunidade de comunidades: uma nova paróquia”.
O texto foi aprovado durante a 51ª Assembleia Geral Bispos, realizada em abril, e é um documento base que deverá ser enriquecido com contribuições até 15 de outubro e submetido à apreciação dos bispos na próxima Assembleia Geral, ano que vem.
Com o documento, a CNBB pretende repensar as a práticas da Igreja Católica no Brasil, reforçando o senso de comunidade e convidando as paróquias a tornarem verdadeira “casas de comunhão”.
Existem fortes indicações que a ideia é recuperar o papel das Comunidades Eclesiais de Base - CEBs, especialmente em áreas mais pobres, onde os católicos têm perdido espaço para evangélicos.
Surgidas após o Concílio Vaticano 2º (1962-65), as CEBs foram impulsionadas pelo Documento de Medellín (1968) e pela Teologia da Libertação. Seu auge aconteceu nos anos 1980, no curso da luta contra a ditadura militar no Brasil. Mas perderam força nos mandatos dos papas João Paulo 2º e Bento 16, contrários ao movimento.
A eleição do papa Francisco tem alimentado as esperanças dos defensores das CEBs, especialmente porque Francisco participou da elaboração do texto original do “Documento de Aparecida”. Este documento, mesmo com as mudanças feitas pela Cúria Romana, é considerado uma reafirmação da opção pelos pobres, das CEBs e da busca por mudanças estruturais da sociedade como parte da missão evangelizadora da Igreja na América Latina e no Caribe.
Em declarações à impressa, em abril, o ex-arcebispo do ABC, cardeal d. Cláudio Hummes, admitiu a intenção de retomada das CEBs, ainda que em outro modelo: “[As CEBs] talvez representem uma época, da ditadura militar, e foi aí que o povo conseguiu ter voz”, disse em entrevista ao jornal Folha de São Paulo. “Em 30 anos, se faz um longo caminho. Então eu não posso simplesmente repetir o discurso de 1980 nem a prática de 1980 ao pé da letra”.
Acesse a edição do Jornal Folha de São Paulo de 22 de abril de 2013.
Acesse o Documento 104 - Comunidade de comunidades: uma nova paróquia.
Acesse o site da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB.