sábado, 1 de junho de 2013

Pesquisa aponta que 37% dos brasileiros não aceitariam filho homossexual

Mas 42% concordam que casais gays tenham mesmos direitos dos heteros
Arco-íris ainda está distante
O Instituto Data Popular divulgou ontem, sexta-feira (31), uma pesquisa que sonda a opinião dos brasileiros sobre a questão homossexual em dois quesitos: conceder aos casais do mesmo sexo direitos iguais aos dos casais heterossexuais e a aceitação da homossexualidade do filho ou da filha.
O estudo foi realizado com 1.264 pessoas em cem cidades, de todas a s regiões brasileiras e é anterior à à regulamentação do casamento gay no país, aprovada em uma resolução do Conselho Nacional de Justiça – CNJ, no último dia 14 de maio.
Os números apurados são positivos, embora mostrem o quanto o tema ainda é controvertido no país.
Pelo menos um terço dos brasileiros não aceitaria ter filho homossexual e quase 40% é contra a igualdade de direitos. Nas duas questões, os homens tendem a ser conservadores que mulheres e, como regra, o conservadorismo acompanha o aumento da faixa etária.
Os dados do Data Popular revelam que 42% dos brasileiros são favoráveis a que casais do mesmo sexo tenho os mesmos direitos que os casais heterossexuais. Outros 38% são contra. No caso da homossexualidade de um filho ou filha, 37% disseram que não aceitariam de forma alguma, enquanto 47% disseram que sim.
Entre os que discordam da igualdade de direitos, os homens representam 47% contra 35% de mulheres. Entre os que não aceitariam um filho gay, 45% são homens e 35% são mulheres.
Na classificação por faixa etária, entretanto, o quadro não é linear mas, em geral, pessoas mais velhas são mais conservadoras.
Entre os discordam da igualdade de direitos, 47% dos que têm 50 anos ou mais. Mas são seguidos pelas pessoas mais novas, com idade entre 16 até 24 anos, com 35% de desaprovação. Em terceiro lugar, as pessoas de faixa etária entre 35 a 49 anos, com 34% e, finalmente, de 32% dos que têm 25 a 34 anos discordam da igualdade de direitos.
Essa classificação muda e assume um perfil mais esperado entre os que concordam, com os mais jovens tomando a dianteira. Entre os jovens de 16 e 24 anos, 50% são favoráveis aos direitos iguais. Em seguida vêm as pessoas na faixa etária de 25 a 34 anos (48%), de 35 a 49 anos (42%) e de 50 anos ou mais (31%).
Na questão “Você aceitaria numa boa ter um(a) filho(a) homossexual?”, os percentuais de rejeição acompanham o aumento das faixas etárias e, comparados à medida geral, são menores entre o público mais jovem e maiores entre as pessoas mais velhas.
Bom lembrar que segundo as informações do Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil tem cerca de 60 mil casais homossexuais.

A pesquisa ainda não está disponível no site do Instituto Data Popular.
Com informações de InfoMoney.