sexta-feira, 24 de maio de 2013

Base de dados revela as mudanças do Brasil nos últimos 50 anos

O país revisto desde
os tempos do Iê Iê Iê
Novidade é o acesso a fontes primárias de informação
Está disponível na internet para consulta por todos os interessados
O Centro de Estudos da Metrópole - CEM liberou para consulta o banco de dados que utilizou na pesquisa “Projeto Censo: o quanto o Brasil mudou nos últimos cinquenta anos”. Esse pesquisa vem sendo realizada desde 2011 com base em informações dos Censos Demográficos decenais, de 1960 a 2010, e das Pesquisas Nacionais por Amostragem de Domicílios (PNAD) anuais, de 1976 a 2011, coletados e sistematizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE.
A vantagem do banco de dados do CEM em relação aos relatórios emitidos IBGE é que não estão preprocessadas, ou seja, são os dados individuais brutos coletados nos Censos e nas PNADS e que o interessado pode cruzar de acordo com suas intenções de pesquisa. Para isso estão  disponibilizados para uso na maioria dos softwares de estatística e bancos de dados comuns, como Excel ou Access.
Na base de dados podem ser obtidas estatísticas sobre perfil individual, como sexo, idade, raça, estado civil, características locacionais, como macrorregiões, unidades da federação, municípios e distritos intramunicipais (nos Censos) e religião (Censos e PNAD 1988).
Também é possível conseguir informações sobre demografia, entre as quais migração intermunicipal, fecundidade e comportamento reprodutivo e mortalidade.
Na área de educação, há informações sobre características de alfabetização, série e curso dos que estudam, última série e curso completo daqueles que estudaram, anos de estudo, defasagem/distorção idade-série.
Sobre trabalho e rendimento, é possível consultar dados a respeito de taxas de atividade, de ocupação e desemprego, natureza da ocupação e do setor de atividade econômica, rendas do trabalho, renda de outras fontes, como aposentadorias, pensões e outros.
Quanto às condições urbanas e domiciliares, estão disponíveis estatísticas sobre composição familiar e domiciliar, características dos domicílios, como número de quartos, banheiros, características de infraestrutura,energia elétrica, abastecimento de água e esgotamento sanitário.
A pesquisa “Projeto Censo: o quanto o Brasil mudou nos últimos cinquenta anos” será publicada em forma de livro brevemente, segundo os pesquisadores.
O acesso ao banco de dados é livre, bastando preencher um breve cadastrado cujo propósito é conhecer o perfil do usuário.
Com informações da Agência USP.
Acesse a base de dados  Projeto Censo: o quanto o Brasil mudou nos últimos cinquenta anos, no site do CEM.