quinta-feira, 23 de maio de 2013

Novo coração artificial será implantado em quatro países

O novo coração artificial da Carmat
Novidade é esperança para quem sofre de insuficiência cardíaca terminal
Em meio ao reme reme da política e da economia, o mercado e a ciência continuam dando passos firmes e decididos para definir o que seremos nas próximas décadas. Novas formas de ser e sobreviver estão sendo desenhadas debaixo de nossos narizes e mal paramos para pensar sobre isso.
Alguém, por exemplo, tem noção dos impactos do Google Glass? O que significa a liberação pela Organização das Nações Unidas da extração de minério no oceano abissal? E os drones norte-americanos que continuam soltos por ai?
A realização mais recente vem de uma empresa francesa, a Carmat, que finalmente recebeu autorização das autoridades sanitárias para comercializar um coração artificial.
É fantástico. Trata-se de um órgão bioartificial que pode substituir completamente o original. Tem duração entre cinco e dez anos, bateria com autonomia de 14 horas e é fabricado com uma série de materiais que o tornam auto-regulável, ou seja, ele “sabe” quanto sangue é necessário bombear a cada momento. De quebra, ainda reduz o riscos de formação de trombos, responsáveis pela trombose.
A coisa já começará a ser implantada em pacientes de quatro hospitais na Bélgica, Polônia, Eslovênia e Arábia Saudita, países com longas listas de espera para transplantes.
É uma ótima notícia e que enche de esperanças aqueles com insuficiência cardíaca terminal. O custo do dispositivo é que desespera.
Acesse o site da Carmat e conheça o coração de 200 mil euros.