quarta-feira, 22 de maio de 2013

CNI propõe metas para aumentar competitividade até 2022

Proposta é dobrar os investimentos nos próximos dez anos
A CNI – Confederação Nacional das Indústrias, divulgou ontem, terça-feira (21) seu Mapa Estratégico da Indústria 2013-2022. O mapa apresenta a opinião consolidada de 500 representantes do setor que, nos últimos nove meses, dedicaram-se ao debate de ações, iniciativas e estratégias para aumentar aumentar a produtividade da indústria brasileira e torná-la mais competitiva dentro de parâmetros internacionais.
No geral, as opiniões emitidas no documento estão em sintonia com os esforços que o governo federal tem feito para aumentar a competitividade do país e manter o ciclo virtuoso que temos experimentado nos últimos anos. Os alvos da CNI são, principalmente, a melhoria da qualidade da educação tecnológica, a redução da carga tributária, pesados investimentos em infraestrutura e a construção de um ambiente jurídico mais estável e que dê segurança aos investidores.
As metas e objetivos da CNI estão elencadas no mapa em dez fatores-chaves e que terão impacto direto na competitividade da indústria além de garantirem ganhos de produtividade. São eles: ambiente macroeconômico, eficiência do estado, segurança jurídica e burocracia, desenvolvimento de mercados, relações de trabalho, financiamento, infraestrutura, tributação, educação e inovação e competitividade.
Cumpridos os objetivos, a industria brasileira saltaria do patamar de crescimento médio anual na faixa dos 2,3% dos últimos 20 anos, para uma média de 4,5% anuais entre 2011 e 2022.
Abaixo, vídeo produzido pela CNI sobre o Mapa.