quarta-feira, 29 de maio de 2013

Brasil tem segundo maior programa de merenda escolar no mundo

No mundo todo, 368 milhões de crianças
são alimentadas nas escolas
Foto: Rádio ONU
PMA lança primeiro relatório global sobre alimentação nas escolas
O Programa Mundial de Alimentos - PMA, órgão ligado à Organização das Nações Unidas – ONU, divulgou na última sexta-feira (24), o relatório O Estado da Alimentação Escolar no Mundo - 2013. É primeiro balanço global sobre programas de alimentação escolar em 169 países.
O Brasil ganhou destaque no relatório, por alimentar 47 milhões de estudantes por dia. Segundo o PMA, é o segundo maior programa de merenda escolar do mundo, ficando atrás apenas da Índia, que alimenta 114 milhões de crianças nas escolas. Em seguida ficam os Estados Unidos e a China.
O programa brasileiro teria ainda o diferencial de ligar a alimentação escolar à produção dos pequenos agricultores, o que faria do país uma referência.
Segundo o relatório, cerca de 368 milhões de alunos são alimentados todos os dias nas escolas do planeta, uma média de um a cada cinco estudantes. O investimento global nesses programas é de US$ 75 bilhões, sendo que a maior parte da verba vem dos cofres públicos.
O PMA também destaca a situação em países de renda mais baixa, apenas apenas 18% das crianças recebem refeição escolar. Em países de média renda, a merenda é fornecida a 49% dos alunos.
Baixe o relatório O Estado da Alimentação Escolar no Mundo - 2013 no site do PMA (verões em inglês, espanhol e francês).