Entre os grandes municípios mineiros, Contagem tem um dos mais baixos índices de empreendedorismo do estado. Nossa cidade ocupa apenas a 447ª posição entre os 853 municípios mineiros, atras de Belo Horizonte, Uberaba, Uberlândia, Montes Claros e outras.
Por outro lado, os empreendedores da cidade ficam bem colocados no quesito anos de estudo (61ª posição) e lucrem relativamente bem (121ª posição no quesito “lucro médio), ainda que para isso tenham que trabalhar muito: ocupamos o 669º lugar no estado quanto à extensão da jornada de trabalho.
Estes dados constam de levantamento realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – Ipea, e a Secretaria de Assuntos Estratégicos. Trata-se do Ranking Municipal do Empreendedorismo no Brasil. Por meio dele, é possível observar a taxa de empreendedorismo nos municípios brasileiros, o tempo médio de estudo do empreendedor, seu lucro médio (por mês) e as horas trabalhadas. Os dados estão baseados no Censo 2010.
Ranqueamentos costumam ser problemáticos pois comparam e classificam realidades que, normalmente, são muito dispares entre si.
Ainda assim, seria importante que os órgãos municipais, como a Secretaria de Desenvolvimento Social e a de Desenvolvimento Econômico, além das associações empresariais, estudassem o relatório e construíssem um diagnóstico da realidade local. O governo federal vem realizando um forte investimento no setor (publiquei recentemente sobre o assunto) e Contagem pode ter uma política consistente para promover o empreendedorismo local.
Leia matéria sobre o assunto no site do IPEA.
Acesse o site do Ranking Municipal do Empreendedorismo no Brasil.
Baixe aqui planilha com Ranking Municipal do Empreendedorismo em Minas Gerais.