domingo, 24 de fevereiro de 2013

Contagem melhora 124 posições em índice que mede vulnerabilidade juvenil à violência

Fórum Brasileiro de Segurança Pública divulgou o ranking da segurança dos jovens nos maiores municípios brasileiros
Entre as 283 cidades brasileiras com mais de 100 mil habitantes, Contagem é o município mineiro que mais reduziu a vulnerabilidade juvenil à violência em 2010. Os dados constam do Índice de Vulnerabilidade Juvenil à Violência (IVJ-Violência) apurado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública -  FBSP, e divulgados semana passada.
O estudo apresenta uma comparação entre os anos de 2007 e 2010. Na medição anterior, Contagem ocupava o 74º lugar no ranking nacional. Na apuração para 2010, a cidade passou a ocupar a 198ª colocação, com uma melhoria de 124 posições. Segundo o IVJ-Violência, em nossa cidade, o fator que mais pesa para a exposição dos jovens a situações de risco é a pobreza. Em seguida vêm os homicídios e o acesso à escola ou trabalho.
Entre as 283 cidades avaliadas, 29 estão em Minas Gerais. Em apenas quatro cidades (Teófilo Otoni, Governador Valadares, Ubá e Montes Claros) a vulnerabilidade dos jovens é considerada de média para alta, inexistindo municípios onde a regra seja o risco extremo. Em todas as demais, a vulnerabilidade dos jovens é considerada baixa e o estudo indica uma importante melhora do IVJ-Violência na maioria dos casos. Os destaques são, além de Contagem, Belo Horizonte, Betim e Conselheiro Lafaiete que subiram mais de 100 posições no ranking nacional.
Ainda assim, em cinco municípios a situação piorou. Eles são Varginha, Barbacena, Patos de Minas, Araguari e, especialmente, Coronel Fabriciano que recuou 98 posições em relação a 2007.
O índice também mostra que a melhoria ocorreu, de modo geral, em todo o País, possivelmente como resultado das políticas de maior proteção e inserção social dos jovens. Mas seis capitais perderam colocações no ranking: Palmas (102° cidade mais vulnerável), Rio Branco (97°), Cuiabá (75°), Macapá (56°), Porto Alegre (53º) e Maceió (12°).
O ranqueamento das cidades mineiras
O comparativo entre as cidades mineiras nas apurações para 2007 e 2010

Sobre o IVJ-Violência
O Índice de Vulnerabilidade Juvenil à Violência é apurado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública – FBSP, a pedido da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça (MJ). Todos os indicadores foram extraídos do Censo Demográfico - IBGE – 2010, a exceção dos indicadores que compõem a dimensão “Violência entre os Jovens”, que são oriundos do trabalho do Laboratório de Análise da Violência – LAV-UERJ. A faixa etária considerada é de  12 a 29 anos, segundo definição do Ministério da Justiça.
O universo do estudo corresponde a todos os municípios do Brasil que, de acordo com o Censo Demográfico de 2010 possuíam mais de 100 mil habitantes, correspondendo a 283 localidades, com população de 104,5 milhões de habitantes, que representavam 54, 8% da população brasileira. Entre esses municípios, 20 localizam-se na Região Norte, 58 no Nordeste, 139 no Sudeste, 48 no Sul e 18
no Centro-Oeste.
Para esta edição do IVJ-V Ano Base 2010, foram replicadas as mesmas dimensões utilizadas quando da construção do IVJ-V Ano Base 2006, publicado em 2009:
1. Violência entre os Jovens (Homicídios e Acidentes de Trânsito);
2. Frequência à Escola e Situação de Emprego;
3. Pobreza no Município;
4. Desigualdade no Município.
Os municípios recebem notas que para cada um destes quesitos que variam de 0 (melhor resultado possível) a 1 (pior resultado possível) e é calculada a média geral. Funciona, portanto, como um “ranking inverso” onde quanto mais alta a nota, mais vulneráveis à violência os jovens estão expostos.
Considerações
O ranqueamento dos municípios no que se refere às políticas públicas é muito comum no Brasil. Mas é preciso ter cautela na avaliação dos dados pois os municípios são muito diferentes entre si, em termos de facilidade de acesso ao trabalho, renda per capta, e outros. A faixa etária de 12 a 29 anos também é por demais abrangente, como reconhece o próprio relatório,já que inclui crianças, adolescentes e jovens adultos. Enquanto entre jovens de 15 a 29 anos o desemprego ou formas precárias de inserção no mercado de trabalho podem contribuir para sua vulnerabilidade à violência, para as crianças com menos de 14 anos o mais importante é a condição de frequência à escola.
Acesse a matéria sobre o assunto no site do Fórum Brasileiro de Segurança Pública -  FBSP.
Baixe o relatório do Índice de Vulnerabilidade Juvenil à Violência (IVJ-Violência).