terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Índice de crimes violentos aumenta, de novo, em Minas Gerais

Contagem está entre as cidades com os piores índices da região metropolitana
O jornal O Tempo deu destaque na edição desta segunda-feira (19) ao crescimento de 39,7% do número de crimes violentos ocorridos em Contagem na comparação entre os meses de janeiro de 2012 e janeiro de 2013.
De fato, no primeiro mês do ano passado foram cometidos na cidade 557 crimes violentos, contra 778 no primeiro mês deste ano. Os homicídios consumados cresceram ainda mais, na comparação entre os dois meses. Foram 17 assassinatos em janeiro de 2012 contra 24 em janeiro deste ano.
Estes dados são da Secretaria de Estado de Defesa Social – Seds.
A comparação entre os dois janeiros causa impacto e sensação.
Mas não reflete um problema muito mais grave.
Trata-se do gradativo crescimento das taxas mês a mês. Veja o gráfico abaixo.
Clique na imagem para ampliar
Em 2012, por exemplo, começamos o ano com os já mencionados 557 crimes considerados violentos na classificação da Seds e chegamos em dezembro com 760 registros. A diferença entre dezembro de 2012 e janeiro de 2013 foi, portanto, de apenas 18 crimes a mais – crescimento de pouco mais de 2,3%.
É a história da galinha que de grão em grão enche o papo. De 2% em 2%...
Não chegamos a esse resultado de hora para outra. Não é um raio no céu azul.
Trata-se de uma escalada que vai atingindo topos cada vez altos. O aumento dos registros de ocorrências vem ocorrendo desde 2010.
Em declaração ao jornal, o chefe da Seção de Planejamento e Operações da 2ª Região Integrada de Segurança Pública (Risp) da PM, major Carlos da Costa, afirmou que o combate aos crimes em Contagem é dificultado pelo fato de eles não estarem concentrados em bairros específicos. “Essa é uma característica do tráfico no município, ele é pulverizado. As quadrilhas estão migrando constantemente”, disse.
Essa explicação é simplória.
Redutos concentrados de bandidos perigosos e sedentários seriam o sonho de consumo do Capitão Nascimento. Mas isso, na vida real, é difícil de achar.
A política de segurança no estado está falhando. Resta saber por qual razão.
Com informações do jornal O Tempo.