sábado, 16 de fevereiro de 2013

Defesa Nacional para o Século XXI - Política Internacional, Estratégia e Tecnologia Militar

Como o Brasil se prepara para os novos desafios na área militar
A questão militar tende a ocupar um espaço cada vez maior nos debates sobre a geopolítica internacional, em franco processo de mudança. Exemplo disso, é a polêmica que envolve o presidente dos EUA, Barack Obama, e o uso dos chamados “drones” (aeronaves não tripuladas) em ataques questionados por matarem civis e, inclusive cidadãos americanos, conforme amplamente noticiado pela imprensa brasileira.
Os drones são apenas um aspecto dessa problema que aponta para uma nova fase de militarização no mundo, com base nas novas tecnologias.
No Brasil, a questão militar e a discussão dos temas da defesa nacional e do papel desempenhado pelo país no ordenamento da segurança internacional permaneciam, são, de forma geral, restritas aos círculos militares e à alta cúpula do governo federal.
Por isso, a publicação Defesa Nacional para o Século XXI - Política Internacional, Estratégia e Tecnologia Militar, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA, lançada ano passado, é de muito interesse.
O livro apresenta trabalhos de especialistas de diversas origens institucionais, formações profissionais e filiações teóricas e contou com o apoio e participação da Secretaria de
Assuntos Estratégicos da Presidência da República.
A publicação está divida em duas partes. A primeira apresenta um panorama do problema da segurança no mundo e eventuais implicações para a defesa nacional brasileira. Na segunda parte, o eleitor encontrará informações atualizadas sobre como o Brasil tem se adaptado às mudanças do cenário internacional e se preparado para os desafios que estão porvir.
Baixe o livro Defesa Nacional para o Século XXI - Política Internacional, Estratégia e Tecnologia Militar.
Acesse o site do IPEA.