sábado, 2 de fevereiro de 2013

Governo federal procura por médicos

Médicos: profissionais escassos,
apesar dos incentivos salariais
Foto: Ministério da Saúde
Além de bolsa de R$ 8 mil mensais no Provab, há quem pense em importar os doutores
O governo federal está com inscrições abertas para médicos no Programa de Valorização do Profissional na Atenção Básica (Provab). Médicos de todo País podem se inscrever.
O Provab  é um programa de qualificação voltado para a atuação em periferias de grandes cidades, municípios do interior e áreas remotas. O candidatos selecionados recebem um curso oferecido pela Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UnA-SUS) e uma bolsa no valor de R$ 8 mil mensais, pelo período de 12 meses. Os profissionais melhor avaliados receberão. Ainda, pontuação adicional de 10% nos exames de residência médica.
A adesão dos médicos deve ser efetuada via internet, por meio de preenchimento de formulário eletrônico e anexação dos documentos exigidos no edital.
Falta médico
O Provab faz parte do esforço realizado pelo governo federal para suprir a demanda por médicos em algumas regiões do país. Os municípios que enfrentam dificuldades para contratação devem informar ao Ministério da Saúde.
Dados da Associação Brasileira dos Municípios - ABM indicam que isso ocorre com frequência. No Brasil, para cada médico que se forma existe 1,5 vagas apenas na área pública. Por isso, mesmo oferecendo incentivos salariais, prefeitos e governadores não conseguem atender à demanda existente nas periferias das grandes cidade e no interior.
A ABM, em carta enviada à presidenta Dilma neste começo de ano sugere, inclusive uma “chamada internacional” de médicos para trabalhar no Brasil. A ideia é procurá-los na Espanha e em Portugal, onde muitos médicos estão desempregados por causa da crise.
Acesse o site da Associação Brasileira dos Municípios - ABM.
Acesse o credenciamento do Provab.