sábado, 9 de fevereiro de 2013

Minas Gerais tem alto potencial para geração de energia solar

CEMIG faz mapeamento do potencial de energia solar no estado
Um estudo recentemente divulgado pelo governador Antonio Anastasia mostra que mais da metade do território mineiro é adequado para a instalação centrais elétricas solares de grande porte, sejam termoelétricas ou fotovoltaicas.
O estudo foi divulgado na forma de atlas que traça um perfil do potencial de energia solar no estado, identificando as melhores regiões para implantação de empreendimentos dessa espécie. Toda a metade ocidental mineira (tenha como referência o sentido Belo Horizonte/Uberlândia) é considerada favorável.
A instalação de usinas, entretanto, precisa considerar algumas condições. As regiões típicas para a instalação de centrais solares são as regiões secas e áridas. Também deve ser levado em conta a facilidade de acesso, condições do terreno, proximidades de linhas de transmissão e de centros de
consumo, riscos de instabilidade climática e de preferencia, locais distantes das áreas urbanas e de expansão urbana ou de média e alta aptidão agrícola.
Com base nessas considerações, o estudo aponta seis regiões mais propícios em Minas Gerais. São as microrregiões de Janaúba, Januária; Pirapora e Unaí; Pirapora e Paracatu; Curvelo e Três Marias e Patrocínio e Araxá. Essas regiões também são consideradas mais promissores para o aproveitamento de energia eólica, permitindo a criação de um complexo de sistemas híbridos solar-eólicos.
O Atlas Solarimétrico de Minas Gerais oferece informações solarimétricas para todos os municípios mineiros, um ranking de regiões de maior potencial, subsídios para pesquisa e desenvolvimento tecnológico, assim como implantações de empreendimentos solares.
Trata-se de um material valioso, produzido pela CEMIG, a dona de uma das contas de luz mais caras do país. Segundo a empresa, as informações do atlas serão aprofundadas e consolidadas em um segundo volume a ser lançado no final do projeto, dentro de dois anos.
Mapa indica as regiões mineiras mais propícias
a empreendimentos de energia solar de grande porte
Fonte: Atlas Solarimétrico de Minas Gerais