quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Saneamento básico ainda é motivo de morte no Brasil

Contagem ocupa 22ª posição em ranking nacional que relaciona internações e falta de saneamento básico.
Pesquisa envolveu os 100 maiores municípios brasileiros
Dados da Organização Mundial de Saúde apontam que 88% das mortes por diarreia no mundo são causadas pelo saneamento inadequado.
A Unicef , por sua vez, demonstra que essa é a segunda maior causa de mortes entre crianças de 0 a 5 anos. Estima-se que, a cada ano, 1,5 milhão de crianças nessa idade morram vítimas de doenças diarreicas.
Juntando A e B com dados do Sistema Único de Saúde – SUS, o Instituto Trata Brasil realizou um estudo para relacionar o quanto a saúde da população brasileira é afetada pelo saneamento básico inadequado.
A pesquisa abrange os 100 maiores municípios brasileiros, dados de 2008 a 2011 (em alguns casos 2012).
Segundo a pesquisa, em 2011, 396.048 pessoas deram entrada no SUS com doenças diarreicas. Desse total, 54.399 vivem nos 100 maiores municípios do país. Em quase metade desses municípios (49%) não foi verificada nenhuma tendência clara de melhoria do saneamento básico, nem do número de internações.
Do total de internações, metade são crianças de 0 a 5 anos, justamente a faixa etária mais fragilizada pela falta de saneamento básico, sendo que em algumas cidades essa taxa chega a mais de 70% como é o caso de Duque de Caxias (RJ), Juazeiro do Norte (CE), Macapá (AP), Feira de Santana (BA), Belém (PA), Porto Velho (RO) e Manaus (AM).
Os gastos do SUS com internações por diarreia, relativos a 2011, foram de R$ 140 milhões e os municípios que mais gastaram foram justamente aqueles com piores indicadores de saúde e de saneamento básico.
Contagem
Entre os maiores municípios mineiros, Contagem (22ª colocada no ranking nacional) só fica em situação pior que a de Betim (10ª colocada). Evidência da necessidade de continuar o programa de saneamento dos córregos da cidade, retomado e ampliado na gestão Marília Campos.
Acesse o site do Instituto Trata Brasil.