sexta-feira, 1 de março de 2013

Incentivo leva 4,3 mil médicos para o interior

ProvaB incentiva fixação dos
médicos no interior do país
Brasil tem 388 mil médicos, mas eles se concentram nas capitais e em grandes cidades
O número de médicos contratados na segunda edição do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab), noticiado aqui em post anterior, aumentou 11 vezes em relação ao ano passado.
São 4.392 profissionais que vão começar a trabalhar a partir de hoje, 01 de março, em 1.407 municípios. Em 2012, apenas 381 médicos tinham se habilitado para atuar em 273 cidades. No Paraná, o índice aumentou 100 vezes, passando de um para 101 médicos. Eles darão expediente em 45 municípios do estado.
O aumento na atração de profissionais se deve basicamente às mudanças feitas pelo Ministério da Saúde no formato do programa. O Provab 2013 oferece especialização com duração de 12 meses em Saúde da Família, com bolsa paga pelo governo federal no valor de R$ 8 mil mensais. O investimento total nas bolsas será de R$ 35 milhões.
O profissional terá de atuar 32 horas semanais nas unidades de saúde e dedicar mais 8 horas na semana para a especialização. No ano passado, o contrato era firmado junto aos municípios e não era obrigatório o curso de especialização.
Veja a matéria completa sobre o assunto no Portal da Saúde.