domingo, 10 de março de 2013

FUNEC dá vexame com processo seletivo para o ensino médio

FUNEC continuará ofertando cadeiras
ociosas no ensino médio regular
FOTO: PMC
Com vagas sobrando, Fundação caça alunos a laço
A Prefeitura de Contagem comemorou haver conseguido mais de 5 mil inscrições ao processo seletivo deste ano para os cursos oferecidos na Fundação de Ensino de Contagem – FUNEC.
Foram 5.305 candidatos às 1.860 vagas, conforme notícia do dia 23 de janeiro disponível no Portal da Prefeitura.
Desse total de vagas, a maioria foi destinada ao ensino médio regular, como divulguei em post na ocasião. Foram 175 vagas aos cursos profissionalizantes e 1685 para o médio regular.
Feitas e conferidas as provas, a FUNEC divulgou, em 14 de fevereiro, uma relação com 816 classificados convidados a se matricularem no ensino médio. Entre estes, o primeiro colocado somou 70 pontos contra apenas 12 pontos dos dois últimos lugares. Dias depois, em 27 de fevereiro, a FUNEC fez uma segunda chamada para preenchimento de vagas remanescentes. Desta segunda lista constam mais 1378 classificados, sendo o primeiro com 74 pontos e o último com apenas 16.
Somadas as duas listas, temos um total de 2194 classificados com pontuações que variam de, no máximo 74 pontos e no mínimo 12. Neste universo, 47 candidatos alcançaram 60 pontos ou mais (pouco mais de 2% do total), enquanto 959 candidatos fizeram 40 pontos ou menos (cerca de 44% do total).
Verdade seja dita, os editais da FUNEC não estipulam algum percentual mínimo de pontos para aprovação. Falam apenas em chamada por ordem de classificação.
De qualquer forma, uma primeira verdade se impõe de imediato. Trata-se do despreparo dos candidatos frente às questões apresentadas na prova de seleção. Friso: pouco mais de 2% deles lograram alcançar 60 pontos ou mais entre os 100 pontos distribuídos.
Por consequência, para preencher as vagas oferecidas, a FUNEC decidiu esquecer qualquer noção de rendimento mínimo no processo seletivo. Aparentemente, nem assim os candidatos deram o ar da graça.
Tanto assim que 05 de março, o Decreto 043, em seu artigo primeiro, autoriza os diretores das escolas a “procederem com a realização das matriculas para todos os interessados em ingressarem nas Escolas da FUNEC” no caso da existência de vagas remanescentes.
Com isso, vem à tona uma segunda verdade: não existe demanda por vagas ao ensino médio regular na cidade. A cobertura oferecida pela rede privada e pela rede estadual de educação é mais que suficiente para contemplar quem quiser estudar. Isto também já foi dito neste Blog.
É por isso que a FUNEC começou a catar aluno no laço e jogou no lixo todo o esforço do processo de seleção.
Acesse as listas com as primeira e segunda chamadas do processo seletivo 2013 da FUNEC.
Acesse o Decreto 043/2013 que encerra o processo de seleção.
Acesse o Portal da Prefeitura de Contagem.