segunda-feira, 25 de março de 2013

Casca de jabuticaba é benéfica para a saúde

Pesquisadores descobrem que a casca da fruta tem ação antioxidante e probiótica
Praça da Jabuticaba: espaço de cultura
e homenagem à fruta simbolo da cidade
Uma pesquisa realizada na Faculdade de Engenharia de Alimentos - FEA, da Unicamp mostrou que a casca da jabuticaba, fruta abundante no país e símbolo de nossa cidade, pode ajudar a combater o envelhecimento precoce e doenças degenerativas.
Os pesquisadores aproveitaram cascas da fruta, normalmente descartadas pela indústria de alimentos, para produzir um composto bioativo destinado a alimentos com os chamados probióticos - organismos vivos capazes de ajudar a manter o equilíbrio intestinal quando consumidos adequadamente.
Entre esses alimentos estão alguns tipos de queijos, como os petit suisse, iogurtes e bebidas lácteas.
A utilização do extrato da jabuticaba nestes produtos possibilitou dois benefícios: aumento da sobrevida dos microrganismos probióticos e ação antioxidante natural. Essa função antioxidante é benéfica para a saúde pois retarda a formação de radicais livres no organismo e contribui para evitar o envelhecimento precoce e doenças degenerativas.
Hoje, a indústria alimentícia faz largo uso de antioxidantes sintéticos para aumentar a vida útil dos seus produtos. Só que, ao contrário dos antioxidantes naturais, como a casca da jabuticaba, eles podem estar associados a malefícios à saúde.
Mais um bom motivo para preservar a cultura da jabuticaba em nossa cidade!
Veja a matéria no site da Unicamp.