quinta-feira, 21 de março de 2013

Água é Vida. E vida não se desperdiça

Ilustração: Alecrim/Internet
Água e saneamento buscam um lugar na agenda após 2015
Amanhã (22/3) será comemorado o Dia Mundial da Água, formalmente instituído pela Organização das Nações Unidas - ONU em 22 de março de 1992.
A água, entretanto, bem como o saneamento básico, foram secundarizados pela ONU quando, em 2000, a organização estabeleceu os chamados Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.
Esses temas, entretanto, devem ocupar um lugar de destaque na agenda posterior a 2015, dentro dos  Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que também serão fixados internacionalmente.
Essa promessa tem uma razão óbvia. As projeções indicam um aumento de 80% na produção mundial de alimentos até 2030, com 70% do consumo de água concentrados no setor agrícola. Isso sem se falar dos comprometimentos à saúde, conforme post que já deixei aqui.
A Assembleia Geral declarou 2013 Ano Internacional da Cooperação na Esfera da Água e o assunto será tratado na cúpula de Budapeste. Prevista para começo de outubro, a cúpula está convocada com o lema “O papel da água e do saneamento na agenda mundial para o desenvolvimento sustentável”.
O assunto interessa muito de perto à população de Contagem, cidade rica em recursos hidrídicos e ainda com muitos déficits em saneamento a serem saldados. Basta lembrar a situação da lagoa de Vargem das Flores e das obras de saneamento que ainda precisam ser realizadas.
Interessa muito de perto, também, ao país, que tem a maior reserva de água doce do planeta (12% do total mundial) e onde a maioria dos municípios ainda não têm um adequado sistema de coleta de esgotos e tratamento da água.
A Agência Nacional de Águas – ANA começou esta semana a campanha “Água é Vida. E vida não se desperdiça”. No portal da Agência podem ser encontradas diversas peças publicitárias sobre o assunto e para diversas mídias. A utilização é gratuita.
Outra iniciativa gratuita é a Rádio Web Água, que produz conteúdo a partir de colaborações e troca de experiências sempre com enfoque nas práticas e soluções que contribuam para a melhor utilização do recurso natural.
Acesse os sites da ANA e da Rádio Web Água.