terça-feira, 19 de março de 2013

Microsoft classifica escola no Rio como uma das 33 mais inovadoras do mundo

Escola oferece ensino médio profissionalizante na área de novas tecnologias
Aspecto de um ambiente de ensino do NAVE
Foto:  Ascom da Secretaria de Educação- RJ
Sou entusiasta de iniciativas deste tipo. O Colégio Estadual José Leite Lopes, na Tijuca, Rio de Janeiro, foi fundado em maio de 2008. Um de seus objetivos é preparar os jovens para atuar nos segmentos de internet, celular, jogos eletrônicos e TV digital. O colégio funciona de modo integral e integrado e, após três anos de estudo, os estudantes se formam com um diploma de ensino médio integrado ao profissionalizante.
Os estudantes são de diversos municípios do Rio, além de outras partes do país. São 160 vagas oferecidas por ano, sendo 90% para alunos oriundos de escolas públicas, 5% de escolas particulares e 5% para deficientes.
A eficiência da escola pode ser verificada nos ingressos em universidades: 55% dos aprovados nos anos de 2012 para 2013.
Também pode ser medido nas avaliações realizadas pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). No resultados divulgados em novembro de 2011 do exame, o Colégio Estadual José Leite Lopes foi o 1º lugar das escolas ligadas à Secretaria de Estado de Educação (Seeduc-RJ).
Na escola funciona o NAVE (Núcleo Avançado em Educação) que usa tecnologia da informação e comunicação no ensino dos alunos, com uma grade para mídias digitais, multimídia e programação de jogos. O Nave atua em três vertentes: como colégio estadual integrado ao profissionalizante; núcleo de pesquisa e inovação e centro de disseminação.
O programa chamou a atenção da Microsoft, que em 2009 escolheu o Nave Rio como uma das 30 escolas mais inovadoras do mundo. Em 2010, o Nave foi eleito “Escola Mentora” dentro do Programa de Escolas Inovadoras da Microsoft. Em 2012, a escola foi convidada pela empresa para participar do programa World Tour, dentro do qual as melhores escolas do mundo inteiro têm a oportunidade de serem visitadas por outras. Finalmente, no último dia 14, foi mais uma vez reconhecida como umas instituições de ensino mais inovadoras do mundo, numa relação que, desta vez, incluiu 33 instituições. O NAVE do Rio de Janeiro é a única escola no Brasil a participar deste grupo seleto.
Pernambuco
O NAVE também é desenvolvido na Escola Técnica Estadual Cícero Dias, em Pernambuco. Nos resultados do ENEM 2011, essa escola obteve a primeira colocação entre as escolas de Pernambuco vinculadas à Secretaria Estadual de Educação de Pernambuco (Seep).
Abaixo vídeo de divulgação do NAVE.
Com informações da Agência Brasil e do Instituto Oi Futuro.