quinta-feira, 21 de março de 2013

Brasileiro está entre os povos que mais desperdiçam água

Ong inventa calculadora para pegada hídrica
Quase metade da população brasileira (48%) consome água sem a preocupação de desperdiçá-la, segundo aponta uma pesquisa feita pela  WWF-Brasil e o Grupo HSBC, em parceria com o Ibope, valido para dezembro de 2011.
O levantamento, com o título “Programa Água para a Vida”,  também indica que 45% dos brasileiros admitem não adotar nenhuma medida para reduzir o consumo do recurso, como fechar a torneira aos escovar os dentes ou tomar banhos rápidos.
Esse desperdício de água à chamado pelos especialistas de “pegada hídrica”, aos moldes da “pegada ecológica” e se refere ao impacto ambiental causado pelo consumo de recursos naturais. O consumo de carne, por exemplo, implica em uma pegada hídrica forte, bem como o ato de tomar banho, beber cerveja, etc.
Recentemente, a  Water Footprint Network lançou uma calculadora virtual que permite medir a pegada hídrica, seja individual ou de um grupo. A ferramenta registra os gastos, ajuda a identificar os pontos mais críticos e o que pode ser melhorado. Infelizmente, em inglês. Mas vale o teste.
Com informações da CicloVivo e da WWW Brasil.
Acesse a calculadora da pegada hídrica no site da Water Footprint Network.
Baixe o estudo Programa Água para a Vida.