segunda-feira, 4 de março de 2013

Atlas apresenta projetos existentes para extração de energia do lixo

Política Nacional de Resíduos Sólidos entra em vigor ano que vem
Publicado no final de fevereiro o Atlas Brasileiro de Emissões de Gases do Efeito Estufa e Potencial Energético na Destinação de Resíduos Sólidos, da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe).
A publicação faz um importante levantamento dos projetos em curso no país para a geração de energia elétrica em aterros sanitários a partir de resíduos sólidos. Também faz estimativas para o crescimento do setor que, hoje, já reúne 46 iniciativas de Desenvolvimento Limpo, a maioria delas no sudeste. A Região Centro-Oeste é a única que não tem nenhum.
Sempre bom lembrar que entra em vigor ano que vem a Política Nacional de Resíduos Sólidos, aprovada em 2010 e que pode levar à incorporação, em definitivo, desta fonte à matriz energética do País. Até agosto de 2014, 100% das cidades brasileiras terão que revolver o problema da destinação do lixo.
Aqui em Contagem, a questão parece resolvida com a assinatura de Convênio entre a Prefeitura, na gestão Marília Campos, e o Governo Estadual para a realização, junto com os demais municípios, do Programa da Gestão Metropolitana de Resíduos Sólidos.
Vale a pena dar uma conferida.
Para baixar o Atlas Brasileiro de Emissões de Gases do Efeito Estufa e Potencial Energético na Destinação de Resíduos Sólidos e necessário se cadastrar no site da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe).