domingo, 10 de março de 2013

Como ficou a seleção para os cursos profissionalizantes na FUNEC?

É possível que mais da metade dos candidatos concorresse a 175 vagas
Lançamento do Programa Nacional de
Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego
 – Pronatec.
Fonto: Blog do Planalto
Tratemos de uma terceira verdade cuja exposição é vital no caso da FUNEC.
Foram mais de 5 mil inscrições ao processo seletivo, como divulgou a Prefeitura. Para as 1685 vagas oferecidas ao ensino médio regular, foram oficialmente classificados e convidados a se matricularem 2194 candidatos em duas listas. Finalmente, o Decreto 043/2013 liberou geral. Em se havendo vagas e interessados, matricule-se.
Meus cismados botões perguntam: porque apenas 2194 classificados em mais de 5 mil? Se listaram e chamaram até quem obteve singelos 12 pontos, porque não completar a chamada até com aqueles que zeraram a prova? Afinal, acredito que esses candidatos tenham mais direito a serem chamados que quem não fez inscrição nem prova, mas que poderão se matricular graças ao decreto de 5 de março.
Suspeito, já que não encontrei detalhes corroborativos no Portal da Prefeitura, que o número de candidatos ao médio regular não tenha ido muito além desses 2194 classificados.  Acredito que a maioria dos concorrentes lutava mesmo era por uma das 175 vagas aos cursos profissionalizantes. Para estes, não houve segunda chamada, não houve liberação das matrículas e sequer a divulgação dos classificados no Portal da Prefeitura. Eu não achei. Se alguém achou, me indique o caminho e agradecerei.
Considero esta hipótese como a mais provável porque a demanda realmente existente é para a educação profissional. Essa demanda foi identificada não por mim, mas pelo governo federal que para atendê-la criou o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego – Pronatec. Esta é a meta que, de fato, a FUNEC deve perseguir.
Este esclarecimento é algo que a FUNEC nos deve.