sexta-feira, 22 de março de 2013

Mais da metade da população mundial ainda não tem água de qualidade em casa

ONU divulga novo relatório sobre estado da água no mundo
Hoje, 22 de março, comemora-se o Dia Mundial da Água, formalmente instituído pela Organização das Nações Unidas - ONU em 22 de março de 1992.
Os temas água e saneamento, como divulguei em post anterior, têm recebido cada vez mais atenção e fará parte da agenda pós-2015, que já começou a ser discutida.
Aliás, vi no Portal da Prefeitura que Contagem foi sede da Consulta Nacional Pós 2015 da ONU. Há algo estranho com  a política de comunicação da Prefeitura. Acredito que um evento deste porte e importância para a cidade, dada a riqueza de seus recursos hídricos e problemas com saneamento básico, deveria ter sido melhor divulgado. Mas, enfim, vai que o desinformado sou eu...
Disponibilizo aqui a terceira edição do Relatório de Desenvolvimento Mundial da Água, desenvolvido a cada três anos pelas Nações Unidas para analisar os dados e tendências que afetam os recursos mundiais de água doce. Invariavelmente, o relatório não está disponível em português.
Em meio a padrões de mudança de clima e da água no mundo e às previsões das transformações ainda mais severas por vir, especialistas internacionais estão se colocando o seguinte problema: como alcançar a chama segurança hídrica? O problema tem que ver tanto com a oferta adequada desses serviços quanto com a gestão dos recursos – que envolve monumentais volumes de recursos e grandes interesses econômicos.
A dimensão do problema pode ser avaliada pelos seguintes dados:
  • Entre 3 bilhões e 4 bilhões de pessoas ainda não têm água encanada de qualidade confiável em seus lares;
  • menos de 90% da população mundial tem acesso a água por meio de fontes melhoradas. A maior parte dessas pessoas está nos grandes centros urbanos:
  • Nas zonas rurais, apenas 76% da população podem contar com essas fontes adequadas dos recursos hídricos;
  • No mundo, 90% das águas residuais em países em desenvolvimento – em banhos, cozinha ou limpeza doméstica – vão para rios, lagos e zonas costeiras e representam ameaça real à saúde e segurança alimentar;
  • Segundo o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), a falta de água de qualidade mata uma criança a cada 15 segundos no mundo;
  • Quase 10% das doenças registradas ao redor do mundo poderiam ser evitadas se os governos investissem mais em acesso à água, medidas de higiene e saneamento básico;
  • As doenças diarreicas, geralmente relacionada à ingestão de água contaminada, mata 1,5 milhão de pessoas anualmente;
  • No Brasil, 19% da população ainda não tinha aceso à água tratada até 2011 e apenas 46% dos brasileiros contavam com coleta de esgotos. Do total de esgoto gerado no país, apenas 38% recebiam tratamento no período.
Brasil terá Pacto Nacional pela Gestão das Águas
Para celebrar o Dia Mundial da Água e o Ano Internacional de Cooperação pela Água, o Ministério do Meio Ambiente - MMA e a Agência Nacional de Águas - ANA, lançaram hoje o Programa de Consolidação do Pacto Nacional pela Gestão das Águas – Progestão.
Podem participar do Progestão todos os estados da União. A  adesão ao programa é voluntária. Serão disponibilizados R$ 100 milhões nos próximos cinco anos, do orçamento da ANA, a serem transferidos aos estados que aderirem ao Progestão. O primeiro ciclo do programa prevê o desembolso de até cinco parcelas de R$ 750 mil para cada estado, mediante o cumprimento de metas. 
Com informações da Agência Brasil e da ONU-Água.
Acesse matéria completa sobre o Pacto das Águas no site do MMA.
Baixe o relatório “Water Security and the Global Water Agenda” (Segurança da Água e a Agenda Global da Água", em tradução livre).