quarta-feira, 27 de março de 2013

FAO anuncia que 2014 será o Ano Internacional da Agricultura Familiar

Atividade em Minas envolve cerca de 180 mil famílias
A ONU declarou 2014 como o Ano Internacional da Agricultura Familiar (AIAF 2014).
O setor é um dos pilares da segurança alimentar regional na América Latina: “80% das propriedades na América Latina e no Caribe fazem parte da agricultura familiar. O setor gera cerca de 70% do emprego agrícola na região”, afirmou o chefe de Políticas da FAO, Salomon Salcedo.
Apesar disso, a ONU vem notando um declínio importante dos investimentos públicos em agricultura nos países em desenvolvimento, particularmente na América Latina e no Caribe.
Na região, os gastos públicos totais em agricultura caíram de 6,9% em 1980 para 1,9% em 2007, de acordo com o último Boletim de Agricultura Familiar da Organização da ONU para Alimentação e Agricultura – FAO.
Essa redução dos investimentos complica a realização do primeiro dos Objetivos do Milênio: acabar com a fome e com a miséria no mundo.
O assunto é prioridade na agenda da Expo 2015, que vai acontecer em Milão, na Itália.
No Brasil, a agricultura familiar é responsável por 38% de toda a produção agrícola, e por cerca de 60% dos alimentos consumidos pela população, de acordo com o último Censo Agropecuário, valido para o ano de 2006 – apesar de ocupar apenas 24,3% da área dos estabelecimentos agropecuários brasileiros.
Em Contagem, a agricultura existente é exclusivamente familiar. Tem expressão residual na economia local, embora seja importante para os programas municipais de segurança alimentar e, por isso mesmo, tenha sido colocada pela gestão Marília Campos sob alçada da Secretaria de Desenvolvimento Social.
Não é o caso de Minas Gerais.
O estado tem 764 municípios com economias predominante agrícolas e produção basicamente familiar, de acordo com o Ministério do Desenvolvimento Agrário.
No último dia 20, o governo federal entregou mais 22 máquinas escavadeiras a prefeitos mineiros durante a segunda edição da Feira de Máquinas, Equipamentos, Implementos, Insumos Agrícolas e Veículos Utilitários (Femec), que ocorre em Uberlândia.
Com esta doação, já são 254 retroescavadeiras entregues em Minas Gerais, representando investimento de mais de R$ 37 milhões em benefício de quase 180 mil agricultores do estado.
As localidades que ainda não receberam essas máquinas têm até o dia cinco de abril para se habilitarem.