quinta-feira, 14 de março de 2013

Brasil tem expansão recorde do mercado de trabalho, afirma OIT

Desemprego no Brasil é recorde.
Qualidade das vagas ainda é problema.
Foto: ONU/Rick Bajornas
Entretanto, país ainda precisa melhorar qualidade das vagas
Um relatório da Organização Internacional do Trabalho – OIT, divulgado na terça-feira (12), mostra que o Brasil alcançou, em dezembro do ano passado, taxa de desemprego de 4,6%. È o menor nível histórico, abaixo da média anualizada que é de 5,5%.
O estudo registra, ainda, que a estabilidade macroeconômica, juntamente com uma década de políticas socialmente inclusivas, produziram um efeito cumulativo, levando a um novo contexto social e de mercado de trabalho. Os índices de extrema pobreza diminuíram significativamente, entre 2001 e 2011, a porcentagem da população com renda abaixo de 1,25 dólar por dia caiu de 14% a 4,2%, bem abaixo da meta de 12,8% dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).
O estudo Crise na Europa: Reflexões para o caso do Brasil destaca outros aspectos da economia, como o fraco desempenho do setor produtivo, afetado pelo clima de incerteza e pela menor demanda internacional, o bom momento das exportações e os impactos da crise mundial também sobre a atividade comercial.
Apesar dos avanços registrados, o documento sustenta que o país ainda precisa melhorar a qualidade das oportunidades, especialmente para jovens e trabalhadores vulneráveis, gerando condições para que micro e pequenas empresas aumentem as contratações formais com proteção social.
Vale a pena conferir. O relatório pode ser lido em espanhol ou em inglês, revelando mais uma vez o pouco empenho em se assegurar a nosostros o acesso em língua nativa.
Acesse aqui o relatório Crise na Europa: Reflexões para o caso do Brasil.
Com informações da Rádio ONU.