sexta-feira, 12 de abril de 2013

Mundo caminha para o fim da pena de morte

Apesar de retrocessos, número de execuções cai mais uma vez afirma Anistia Internacional
A Anistia Internacional divulgou esta semana seu relatório anual sobre sentenças e execuções de prisioneiros ocorridas em 2012.
Segundo o documento, apenas 21 países realizaram execuções ano passado – o mesmo número que em 2011, mas abaixo dos 28 países na década anterior, em 2003. Em 2012, sabe-se que pelo menos 682 execuções foram realizadas no mundo, duas a mais que em 2011.
Outro dado positivo é que o número de novas penas de morte caiu de 1.923 casos em 63 países em 2011 passado, para 1.722 em 58 nações ano passado.
Mas essas estatísticas não incluem milhares de execuções que a Anistia Internacional acredita terem sido realizadas na China, onde os números são mantidos em sigilo.
Para a organização, os número confirmam tendência global em direção ao fim da pena de morte, apesar de alguns retrocessos decepcionantes.
Entre esses casos de retrocesso, a Anistia Internacional cita a retomada de execuções em diversos países que há algum tempo não aplicavam a pena de morte, principalmente Índia, Japão, Paquistão e Gâmbia, bem como um aumento alarmante de execuções no Iraque.
Entre os sentenciados, continuam a aparecer condenados por blasfêmia e adultério, o que, segundo a Anistia Internacional, não deveriam nem ser considerados crimes.
Veja a matéria completa no site da Anistia Internacional Brasil.
Baixe o relatório Penas de Morte e Execuções 2012, em inglês.