terça-feira, 16 de abril de 2013

Pesquisa analisa o uso de novas tecnologias em escolas

Em 2010, apenas 38% das escolas
disponibilizavam o acesso a computadores
na biblioteca e somente 4% na sala de aula
Foto: IBOPE
Avanço é lento, especialmente dentro das salas de aula
Em 2010, todas as escolas da zona urbana brasileira possuíam pelo menos um computador. Mas enquanto 88% das escolas tinham computador nos espaços da coordenação e 81% nos laboratórios de informática, apenas 38% delas disponibilizavam acesso aos alunos na biblioteca e somente 4% na sala de aula. Em 16% das escolas, os locais mais frequentemente utilizados para atividades pedagógicas com os alunos utilizando as chamadas TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação) são a sala dos professores e a secretaria da escola.
Essas informações fazem parte do estudo “TIC Educação 2011 – Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nas escolas brasileiras”,  conduzido pelo IBOPE Inteligencia a pedido do CGI – Comitê Gestor da Internet no Brasil.
A pesquisa ressalta a necessidade de avançar no fortalecimento da  formação do corpo docente, na inovação nas linguagens e práticas de ensino, na conectividade entre os atores educacionais e na introdução de novas práticas de gestão e avaliação. Esse seria o caminho para provoca uma significativa transformação no cenário educacional brasileiro, afirma Ana Lúcia Lima, diretora do Instituto Paulo Montenegro, responsável pelas ações sociais do Grupo IBOPE.
Tenho amplo acordo com isso. Todos os dias vemos notícias sobre experiências inovadoras na área de educação e que envolvem o uso das novas tecnologias dentro de sala de aula.
Recentemente publiquei post sobre os projetos NAVE e Gente, ambos em escolas do Rio de Janeiro, além de repercutir o encontro entre a presidenta Dilma e e Salman Khan, criador da Khan Academy que está inovando em sistemas de videoaulas.
Apesar disso, segundo os dados da pesquisa, no Brasil dois terços dos professores reconhecem que os alunos dominam melhor do que eles as tecnologias de comunicação e informação – e um terço deles chega a expressar desconfiança e preocupações com a sobrecarga de informação que afeta os alunos no contato com as TIC.
Precisamos superar essa fase. Colocar os computadores dentro das salas de aula significa democratizar o acesso a essas tecnologias; propiciar um processo de ensino e aprendizado em uma linguagem que já é dominante do cotidiano dos jovens e inserir a escola no mundo atual que é, como sabemos, um mundo informatizado.
Acesse artigo TIC na Educação: o acesso vem avançando. E a aprendizagem?, de Ana Lúcia Lima.
Baixe o relatório TIC Educação 2011 – Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nas escolas brasileiras.
Leia os posts:
Microsoft classifica escola no Rio como uma das 33 mais inovadoras do mundo.
Rio inaugura escola sem salas, turmas ou séries.
Presidenta Dilma quer ampliar parceria com Salman Khan.