quinta-feira, 4 de abril de 2013

Transição urbana e o direito de estar na cidade

E-book do Observatório das Metrópoles investiga processo de urbanização no Brasil
O livro “Estrutura urbana e mobilidade espacial nas metrópoles”, da pesquisadora Érica Tavares da Silva, é um interessante olhar sobre o processo crescente de urbanização da sociedade brasileira pós os anos 1970.
O objetivo geral do trabalho foi analisar os conflitos entre os movimentos sociais urbanos, na sua tentativa de se apropriar das cidades como uma espaço bom para se viver (condições de infraestrutura, acesso a bens e serviços públicos e privados, inserção no mercado de trabalho urbano, moradia adequada, entre outros), e os constrangimentos existentes a essa ocupação (capital social, mercado imobiliário, sistemas de acessibilidade, políticas urbanas e habitacionais, etc.).
O direito à cidade é tratado, especialmente, pelo ângulo da mobilidade. Até o final dos anos 1970, movimentos migratórios envolvendo grandes massas populacionais, geralmente em direção à Região Sudeste, eram o fator predominante no crescimento das cidades. Posteriormente, com as mudanças na dinâmica econômica - especialmente a desconcentração da estrutura produtiva e a piora das condições sociais e econômicas nas metrópoles, ganham relevo os movimentos no interior dos estados, movimentos intrametropolitanos e os chamados movimentos pendulares, típicos dos grupos sociais mais abastados.
Neste processo, a cultura urbana das cidades passou por significativas mudanças relativas a padrões de movimentação, demandas por serviços e outros, cuja compreensão é vital para a definição de políticas públicas para a cidade que queremos.
O download do livro “Estrutura urbana e mobilidade espacial nas metrópoles” pode ser feito no site do Observatório das Metrópoles, em diversos formatos para e-book.