quarta-feira, 17 de abril de 2013

Senado revoga cassação de Luiz Carlos Prestes

Coluna Prestes,
de Candido Portinari
O Senado revogou ontem, terça-feira (16), a cassação do mandato de senador do líder comunista Luiz Carlos Prestes (1898-1990) e de seu suplente, Abel Chermont.
Prestes elegeu-se com 157.397 votos, a maior votação proporcional do país até então. Antes disso, liderou, entre 1925 e 1927, a famosa Coluna Prestes, movimento político-militar que percorreu o interior do país pregando reformas políticas e sociais e combatendo os governos de Arthur Bernardes e Washington Luís. Na liderança dessa marcha ganhou o apelido de “Cavaleiro da Esperança”.
Foi foi anistiado com a queda do Estado Novo e na Assembleia Constituinte de 1946, liderou uma bancada de 14 comunistas, que incluía nomes como Carlos Marighela, João Amazonas e Jorge Amado.
Com a cassação do registro do Partido Comunista do Brasil em 1948, a Câmara e o Senado decidiram cassar também os mandatos dos parlamentares do partido.
Com o golpe militar de 1964, Prestes refugiou-se na antiga União Soviética e só voltou ao Brasil em 1979, com a Lei da Anistia.
Na volta ao Brasil, afastou-se do PCB e ingressou no Partido Democrático Trabalhista – PDT, então dirigido pelo falecido Leonel Brizola.