terça-feira, 9 de abril de 2013

Pequenas domésticas, a violação invisível

Cristina, que aos 12 anos começou a trabalhar de doméstica.
Foto: Repórter Brasil
No Brasil, mais de 250 mil crianças e adolescentes realizam trabalhos domésticos. Para elas, a PEC das domésticas nao vale
Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em setembro de 2011 haviam pouco mais de 250 mil crianças e adolescentes exercendo trabalhos domésticos por todo o Brasil: 67 mil na faixa 10 a 14 anos, 190 mil na faixa de 15 a 17 anos.
Apesar de as trabalhadoras desse setor terem alcançado uma vitória histórica recentemente, com a entrada em vigor, no dia 3, da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que garante os mesmos direitos trabalhistas de outros segmentos, o trabalho infantil doméstico ainda carece de visibilidade: especialistas destacam que esse é um problema que, apesar de grave, permanece oculto.
O assunto foi abordado em ótima matéria da equipe do Repórter Brasil.
A produção faz parte de um conjunto de reportagens sobre o trabalho infantil no país e que se manifesta no serviço doméstico, agrícola e artístico, na exploração sexual e na prestação de serviços.
Apesar de o governo federal estar apertando o cerco, e das conquistas alcançadas nos últimos anos,  esta ainda é uma das maiores mazelas de nossa história.
Vale muito a pena ler as reportagens que trazem dados atualizados e os mais recentes debates sobre o tema na série “Meia infância. Desafios do combate ao trabalho infanto-juvenil”.
Acesse a matéria Pequenas domésticas, a violação invisível e as demais matérias da série no site Repórter Brasil.