terça-feira, 9 de abril de 2013

ONG cria sistema que permite diagnóstico das condições de vida de crianças e adolescentes

Organização Oficina de Imagens atua em projeto social em Contagem
Está disponível na internet uma plataforma para auxiliar os os gestores municipais a terem uma visão individualizada sobre as condições de vida de meninos e meninas nas cidades brasileiras e garantir o cumprimento dos direitos dessa parcela da população.
Chamada MapaDCA, a plataforma foi desenvolvida Oficina de Imagens – Comunicação e Educação, uma organização não governamental mineira que, entre outras praças, tem atuação em Contagem.
O MapaDCA está direcionado aos conselhos municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, mas pode ser acessado por qualquer pessoa interessada. A ferramenta permite identificar, por exemplo, os serviços disponíveis para crianças e adolescentes em um determinado município; se há vagas suficientes para atender a essa parcela da população na rede de ensino local; e se o atendimento oferecido pela saúde está de acordo com as necessidades da população, segundo parâmetros do Sistema Único de Saúde (SUS).
A ideia é produzir retratos mais completos dos municípios cadastrados, indicando a forma como as políticas da infância têm sido priorizadas e avaliar se os resultados são satisfatórios, medianos ou insatisfatórios.
Os interessados em utilizar a plataforma devem se cadastrar no site e criar uma conta.
O MapaDCA tem apoio do Fundo das Nações Unidas para Infância – Unicef.
A ONG Oficina de Imagens – Comunicação e Educação foi fundada em 1998 e se dedica à questão das linguagens da comunicação e às relações entre mídia e sociedade.
Em Contagem, a Oficina de Imagens realizou recentemente a oficina Comunicação e Mobilização Comunitária para moradores da região do Nacional. A atividade fez parte das ações do programa conjunto entre a Organização das Nações Unidas - ONU e a Prefeitura de Contagem, “Segurança com Cidadania: prevenindo a violência e fortalecendo a cidadania com foco em crianças, adolescentes e jovens em condições vulneráveis em comunidades brasileiras”, que busca prevenir as diversas formas de violência que afetam a população de 10 a 24 anos em situação de vulnerabilidade. O programa conjunto foi firmando ente a Prefeitura e a ONU em 2011.
Acesse o MapaDCA.
Acesse o site da Oficina de Imagens – Comunicação e Educação.
Acesse o Portal da Prefeitura de Contagem e saiba como começou o programa conjunto Segurança com Cidadania, em parceria com a ONU.